Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Estudar sobre tipos climáticos no Brasil é importante para que os alunos possam entender as diferentes características climáticas presentes no país, assim como suas influências nas atividades humanas e na biodiversidade. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, é possível utilizar recursos como mapas, imagens, gráficos e textos impressos. Com o Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos são estimulados a pesquisar, discutir e avaliar o desempenho dos colegas, desenvolvendo habilidades importantes como argumentação, reflexão crítica e organização de critérios de avaliação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando sobre a importância dos tipos climáticos no Brasil e suas influências nas atividades humanas e na biodiversidade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Dividida os alunos em grupos e cada grupo irá receber um subtema para debater. Os subtemas são:

    \- Clima Equatorial

    \- Clima Tropical

    \- Clima Semiárido

    \- Clima Subtropical

    \- Clima Temperado


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o subtema recebido, utilizando recursos analógicos como livros, revistas e jornais.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão debater sobre os subtemas, apresentando as informações pesquisadas e discutindo as características, influências e peculiaridades de cada tipo climático.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvidos”, “Parcialmente Desenvolvido” e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo no debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelos próprios alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, retomando os objetivos e as informações apresentadas pelos grupos no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do tema, identificação da relevância do assunto.
  • Compreensão dos subtemas, trabalho em equipe.
  • Realizar pesquisa, seleção e organização de informações.
  • Desenvolver a argumentação e a reflexão crítica.
  • Desenvolvimento de habilidades de avaliação, organização de critérios.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do subtema
  • Argumentação
  • Participação em equipe
  • Organização e clareza na apresentação das informações
  • Respeito às opiniões dos colegas

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância dos tipos climáticos no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir a cada grupo um subtema para pesquisa e debate.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os subtemas.
  • Facilitar o debate entre os grupos, estimulando a apresentação das informações pesquisadas e a discussão das características dos tipos climáticos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo, debatendo e apresentando as informações pesquisadas sobre o subtema atribuído.
  • Realizar pesquisas utilizando recursos como livros, sites, revistas e jornais, para obter informações sobre os tipos climáticos no Brasil.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate, estabelecendo critérios de avaliação.
  • Apresentar as informações pesquisadas de forma organizada durante o debate, contribuindo para a compreensão dos diferentes tipos climáticos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate, promovendo um ambiente de diálogo e respeito mútuo.