Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Estudar sobre tipos climáticos no Brasil é importante para que os alunos possam entender as diferentes características climáticas presentes no país, assim como suas influências nas atividades humanas e na biodiversidade. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, é possível utilizar recursos como mapas, imagens, gráficos e textos impressos. Com o Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos são estimulados a pesquisar, discutir e avaliar o desempenho dos colegas, desenvolvendo habilidades importantes como argumentação, reflexão crítica e organização de critérios de avaliação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando sobre a importância dos tipos climáticos no Brasil e suas influências nas atividades humanas e na biodiversidade.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Dividida os alunos em grupos e cada grupo irá receber um subtema para debater. Os subtemas são:\- Clima Equatorial
\- Clima Tropical
\- Clima Semiárido
\- Clima Subtropical
\- Clima Temperado
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o subtema recebido, utilizando recursos analógicos como livros, revistas e jornais.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão debater sobre os subtemas, apresentando as informações pesquisadas e discutindo as características, influências e peculiaridades de cada tipo climático.Etapa 5 - Template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvidos”, “Parcialmente Desenvolvido” e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho de cada grupo no debate.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelos próprios alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, retomando os objetivos e as informações apresentadas pelos grupos no debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreensão do tema, identificação da relevância do assunto.
- Compreensão dos subtemas, trabalho em equipe.
- Realizar pesquisa, seleção e organização de informações.
- Desenvolver a argumentação e a reflexão crítica.
- Desenvolvimento de habilidades de avaliação, organização de critérios.
Critérios de avaliação
- Compreensão do subtema
- Argumentação
- Participação em equipe
- Organização e clareza na apresentação das informações
- Respeito às opiniões dos colegas
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância dos tipos climáticos no Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir a cada grupo um subtema para pesquisa e debate.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os subtemas.
- Facilitar o debate entre os grupos, estimulando a apresentação das informações pesquisadas e a discussão das características dos tipos climáticos.
- Avaliar o desempenho dos alunos no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo, debatendo e apresentando as informações pesquisadas sobre o subtema atribuído.
- Realizar pesquisas utilizando recursos como livros, sites, revistas e jornais, para obter informações sobre os tipos climáticos no Brasil.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate, estabelecendo critérios de avaliação.
- Apresentar as informações pesquisadas de forma organizada durante o debate, contribuindo para a compreensão dos diferentes tipos climáticos.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate, promovendo um ambiente de diálogo e respeito mútuo.