Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos falar sobre os tipos climáticos no Brasil. O clima é um fator muito importante para a vida das pessoas e dos animais, pois influencia diretamente em diversos aspectos, como a agricultura, a fauna e a flora. Para entendermos melhor sobre os tipos climáticos no Brasil, vamos utilizar a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema. Por meio dessa metodologia, os alunos poderão explorar diferentes formas de aprendizado e desenvolver habilidades como trabalho em equipe e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os tipos climáticos no Brasil que são eles: Equatorial, tropical. Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo, Subtropical e os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em três grupos que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Clima Equatorial

    Os alunos irão pesquisar sobre o clima equatorial, suas características e como ele é encontrado no Brasil. Em seguida, irão criar um mapa climático do Brasil, destacando as regiões onde esse clima é predominante.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Clima Tropical

    Os alunos irão pesquisar sobre o clima tropical, suas características e como ele é encontrado no Brasil. Em seguida, irão criar uma maquete de uma paisagem típica do clima tropical, destacando as características desse clima.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Clima Semiárido

    Os alunos irão pesquisar sobre o clima semiárido, suas características e como ele é encontrado no Brasil. Em seguida, irão criar uma apresentação sobre as adaptações que as plantas e animais precisam fazer para sobreviver nesse tipo de clima.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade. Em seguida, será feita uma discussão em grupo sobre os tipos climáticos no Brasil e como eles influenciam a vida das pessoas e dos animais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos.
  • Proporcionar diferentes formas de aprendizado por meio da metodologia ativa de rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa climático, maquete e apresentação criados pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em relacionar os tipos climáticos com as características geográficas e influências atmosféricas.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades a serem realizadas.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a comunicação entre eles.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os tipos climáticos no Brasil e suas características.
  • Criar um mapa climático, uma maquete e uma apresentação sobre os tipos climáticos.
  • Trabalhar em equipe e se comunicar com os colegas durante a realização das atividades.