Aula sobre Tipos Climaticos No Mundo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A aula sobre Tipos Climáticos no Mundo tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Para isso, serão utilizados recursos analógicos para tornar a aula mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explicando a importância de entender os tipos climáticos no mundo. O objetivo dessa etapa é despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a aprender.Etapa 2 - Estudo de caso
Explique o que é um estudo de caso e quais os benefícios dessa metodologia;Divida a turma em grupos e entregue um estudo de caso para cada grupo. O estudo de caso será sobre um país específico e seus tipos climáticos. O objetivo dessa etapa é estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
Etapa 3 - Template de infográfico
Explique aos alunos como criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas no estudo de caso. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações de forma clara e objetiva.Etapa 4 - Preenchimento do template
Os alunos preencherão o template de infográfico com as informações coletadas no estudo de caso. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar informações e identificar padrões.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza a discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os tipos climáticos apresentados pelos grupos. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar informações.Leve perguntas estratégicas para a discussão, que geram questionamentos e dúvidas.
Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto. O objetivo dessa etapa é consolidar o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações de forma clara e objetiva.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar informações e identificar padrões.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula.
- Qualidade do template de infográfico criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos infográficos pelos alunos.
- Análise crítica e comparação dos tipos climáticos apresentados pelos grupos.
- Interesse e comprometimento com o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Dividir a turma em grupos e entregar um estudo de caso para cada grupo.
- Explicar como criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os tipos climáticos apresentados pelos grupos.
- Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Pesquisar e analisar criticamente o estudo de caso entregue pelo professor.
- Criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas no estudo de caso.
- Preencher o template de infográfico com as informações coletadas no estudo de caso.
- Apresentar o infográfico para a turma e participar da discussão em grupo.