Aula sobre Tipos Climaticos No Mundo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula falando sobre a importância do clima para a vida na Terra e como ele afeta a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Em seguida, deve explicar que existem diferentes tipos de climas no mundo e que isso está relacionado com a circulação atmosférica e oceânica, além do aquecimento desigual causado pelos movimentos da Terra.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como será a dinâmica da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos e apresente as estações que serão utilizadas.Etapa 2 - Estação 1
Nesta estação, os alunos deverão ler textos e assistir a vídeos sobre o clima equatorial e tropical. Forneça o material necessário e esteja disponível para esclarecer dúvidas.Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos deverão realizar atividades práticas relacionadas ao clima tropical de monção e o clima semiárido. Forneça os materiais necessários e esteja disponível para orientar os alunos.Etapa 4 - Estação 3
Nesta estação, os alunos deverão criar um mapa mental sobre o clima desértico ou árido e o clima subtropical. Forneça o material necessário e esteja disponível para orientar os alunos.Etapa 5 - Estação 4
Nesta estação, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema sobre o clima mediterrâneo e temperado e seus subtópicos. Forneça o material necessário e esteja disponível para orientar os alunos.Etapa 6 - Socialização
Os grupos devem se reunir e apresentar os resultados obtidos em cada estação. O professor deve estar disponível para esclarecer dúvidas e fazer comentários.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs sobre a atividade realizada. Utilize essas informações para avaliar o desempenho dos alunos e identificar possíveis melhorias para a próxima aula.Etapa 8 - Finalização
Faça uma síntese dos demais climas que não foram pesquisados, trazendo suas características e curiosidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de buscar informações em diferentes fontes e aplicá-las em atividades práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental criado sobre os tipos climáticos no mundo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
Ações do professor
- Fornecer os materiais necessários para a realização das atividades.
- Orientar os alunos em cada estação.
- Estar disponível para esclarecer dúvidas e fazer comentários durante a socialização.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades propostas em cada estação.
- Criar um mapa mental sobre os tipos climáticos no mundo e um template de Dinâmica dos 3 Qs.