Aula sobre Tipos Climaticos No Mundo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula falando sobre a importância do clima para a vida na Terra e como ele afeta a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Em seguida, deve explicar que existem diferentes tipos de climas no mundo e que isso está relacionado com a circulação atmosférica e oceânica, além do aquecimento desigual causado pelos movimentos da Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como será a dinâmica da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos e apresente as estações que serão utilizadas.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos deverão ler textos e assistir a vídeos sobre o clima equatorial e tropical. Forneça o material necessário e esteja disponível para esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos deverão realizar atividades práticas relacionadas ao clima tropical de monção e o clima semiárido. Forneça os materiais necessários e esteja disponível para orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos deverão criar um mapa mental sobre o clima desértico ou árido e o clima subtropical. Forneça o material necessário e esteja disponível para orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Nesta estação, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema sobre o clima mediterrâneo e temperado e seus subtópicos. Forneça o material necessário e esteja disponível para orientar os alunos.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os grupos devem se reunir e apresentar os resultados obtidos em cada estação. O professor deve estar disponível para esclarecer dúvidas e fazer comentários.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs sobre a atividade realizada. Utilize essas informações para avaliar o desempenho dos alunos e identificar possíveis melhorias para a próxima aula.

  8. Etapa 8 - Finalização

    Faça uma síntese dos demais climas que não foram pesquisados, trazendo suas características e curiosidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de buscar informações em diferentes fontes e aplicá-las em atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental criado sobre os tipos climáticos no mundo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer os materiais necessários para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos em cada estação.
  • Estar disponível para esclarecer dúvidas e fazer comentários durante a socialização.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Criar um mapa mental sobre os tipos climáticos no mundo e um template de Dinâmica dos 3 Qs.