Aula sobre Tipos De Cronica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A crônica é uma narrativa curta e objetiva, geralmente voltada para situações cotidianas e com uma abordagem mais informal. Neste material, trabalharemos os tipos de crônica, que podem ser a crônica literária, a crônica jornalística e a crônica humorística. Vamos utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o conceito de crônica e os diferentes tipos desse gênero textual. Em seguida, incentive um debate sobre a importância da crônica no cotidiano.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve escolher um tipo de crônica para pesquisar e discutir em grupo. Forneça material de apoio, como textos e artigos, para ajudar na pesquisa. Os alunos devem criar um esboço do que vão apresentar, incluindo exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo deve apresentar o que pesquisou e discutiu. Incentive o uso de recursos audiovisuais, como slides e vídeos, para tornar a apresentação mais dinâmica e atrativa.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os alunos devem discutir em grupo como foi a experiência de pesquisa e apresentação e quais foram as principais aprendizagens.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula reforçando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando a crônica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informação;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a interação e o trabalho em grupo;
- Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da crônica na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo;
- Qualidade da apresentação em grupo (clareza, objetividade, criatividade);
- Reflexão crítica sobre a importância da crônica na sociedade;
- Pontualidade e respeito às normas de convivência em sala de aula.
Ações do professor
- Fornecer material de apoio para a pesquisa;
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
- Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações em grupo;
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo;
- Criar uma apresentação criativa e objetiva;
- Refletir criticamente sobre a importância da crônica na sociedade;
- Respeitar as normas de convivência em sala de aula e ser pontual.