Aula sobre Tipos De Cronica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A crônica é uma narrativa curta e objetiva, geralmente voltada para situações cotidianas e com uma abordagem mais informal. Neste material, trabalharemos os tipos de crônica, que podem ser a crônica literária, a crônica jornalística e a crônica humorística. Vamos utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de crônica e os diferentes tipos desse gênero textual. Em seguida, incentive um debate sobre a importância da crônica no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve escolher um tipo de crônica para pesquisar e discutir em grupo. Forneça material de apoio, como textos e artigos, para ajudar na pesquisa. Os alunos devem criar um esboço do que vão apresentar, incluindo exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo deve apresentar o que pesquisou e discutiu. Incentive o uso de recursos audiovisuais, como slides e vídeos, para tornar a apresentação mais dinâmica e atrativa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos devem discutir em grupo como foi a experiência de pesquisa e apresentação e quais foram as principais aprendizagens.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando a crônica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informação;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a interação e o trabalho em grupo;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da crônica na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo;
  • Qualidade da apresentação em grupo (clareza, objetividade, criatividade);
  • Reflexão crítica sobre a importância da crônica na sociedade;
  • Pontualidade e respeito às normas de convivência em sala de aula.

Ações do professor

  • Fornecer material de apoio para a pesquisa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações em grupo;
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo;
  • Criar uma apresentação criativa e objetiva;
  • Refletir criticamente sobre a importância da crônica na sociedade;
  • Respeitar as normas de convivência em sala de aula e ser pontual.