Aula sobre Tipos De Cronica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A crônica é um gênero textual presente em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas, blogs, entre outros. Ela tem como objetivo contar histórias do cotidiano com um olhar mais pessoal do autor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de crônicas e irão desenvolver a habilidade de criar suas próprias narrativas ficcionais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que é crônica, seus diferentes tipos e dê exemplos de como ela é utilizada no cotidiano. Os alunos irão se familiarizar com o gênero e começar a pensar em como podem utilizá-lo em suas narrativas ficcionais.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tipo de crônica para trabalhar. Cada grupo irá definir o tema da sua crônica e começar a planejar a história.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Os grupos irão utilizar as informações da etapa anterior para desenvolver suas histórias, utilizando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Os grupos irão revisar suas crônicas, verificando se todos os elementos foram utilizados de forma adequada e se a história está coesa e coerente.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua crônica para a turma, explicando a escolha do tema e como utilizaram os elementos da estrutura narrativa em suas histórias.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação de suas crônicas, o que aprenderam sobre o gênero e como podem aplicar esse conhecimento em outras narrativas ficcionais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as crônicas criadas pelos grupos levando em consideração os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos;
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa;
  • Coesão e coerência da história;
  • Originalidade e criatividade na escolha do tema e na narrativa;
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos de como a crônica é utilizada no cotidiano;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do tipo de crônica e tema;
  • Auxiliar os grupos no desenvolvimento e revisão de suas crônicas;
  • Avaliar as crônicas criadas pelos grupos;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o processo de criação de suas crônicas.

Ações do aluno

  • Escolher um tipo de crônica e definir o tema da história;
  • Elaborar a crônica, utilizando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido;
  • Revisar a crônica, verificando se todos os elementos foram utilizados de forma adequada e se a história está coesa e coerente;
  • Apresentar a crônica para a turma e refletir sobre o processo de criação.