Aula sobre Tipos De Cronica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas ou mesmo em redes sociais. A crônica é um texto curto com olhar subjetivo sobre um fato ou tema, e pode ser classificada em diversos tipos, como crônica de humor, de cotidiano, de viagem, entre outras. Para trabalhar esse tema, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, e os alunos criarão um mapa de empatia com o objetivo de desenvolver habilidades de criação de narrativas ficcionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema explicando brevemente o que é crônica e quais são os tipos mais comuns. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e entregue para cada grupo um papel com o mapa de empatia. Os alunos devem preencher cada um dos campos do mapa sobre um personagem fictício que será criado por eles, pensando em características como idade, profissão, hobbies, entre outras. O objetivo é que eles possam se colocar no lugar do personagem.

  3. Etapa 3 - Definição do tipo de crônica

    Cada grupo deve escolher um tipo de crônica para trabalhar e definir o tema da crônica que será escrita. Ajude os alunos a entenderem as características do tipo de crônica escolhido e oriente-os na escolha do tema.

  4. Etapa 4 - Escrita da crônica

    Com o tema escolhido, os alunos devem começar a escrever a crônica, utilizando as informações do mapa de empatia para criar uma narrativa envolvente e com personagens realistas ou de fantasia. Esteja à disposição para tirar dúvidas e orientar a escrita.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    Após a escrita, os grupos devem fazer a revisão e a edição da crônica, prestando atenção à estrutura narrativa e aos tempos verbais adequados. Você deve auxiliar nesta etapa, dando dicas de como fazer uma boa revisão.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Por fim, cada grupo deve apresentar sua crônica para a turma, explicando o tipo de crônica escolhido e o tema abordado. Incentive a participação de todos na apresentação e faça uma avaliação geral das crônicas produzidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de criação de narrativas ficcionais;
  • Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos de personagens;
  • Trabalhar a escrita criativa e a revisão de texto.

Critérios de avaliação

  • Coerência do texto com o tipo de crônica escolhido;
  • Estrutura narrativa bem definida;
  • Clareza na apresentação oral;
  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia Design Thinking;
  • Orientar na escolha do tipo de crônica e do tema;
  • Dar suporte na escrita e na revisão do texto;
  • Incentivar a participação e a criatividade dos alunos;
  • Fazer uma avaliação geral das crônicas produzidas.

Ações do aluno

  • Preencher o mapa de empatia com informações sobre um personagem fictício;
  • Escolher o tipo de crônica e definir o tema a ser abordado;
  • Escrever a crônica e revisar o texto;
  • Apresentar a crônica para a turma;
  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.