Aula sobre Tipos De Cronica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas e blogs. Ela é uma narrativa curta cujo objetivo é contar uma história baseada em fatos do dia a dia, com um toque de humor, ironia ou reflexão. Neste material, vamos trabalhar os tipos de crônica, como a humorística, a reflexiva e a narrativa. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, que consiste em dividir a turma em grupos e cada grupo fica responsável por uma atividade relacionada ao tema e depois troca de lugar.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique aos alunos o que é uma crônica, quais são seus tipos e quais são as características de cada um. Em seguida, divida a turma em três grupos.Etapa 2 - Rotação
Estação 1 - Crônica humorísticaOs alunos deverão ler algumas crônicas humorísticas e identificar as características desse tipo de texto.
Estação 2 - Crônica reflexiva
Na segunda estação, os alunos irão ler algumas crônicas reflexivas e identificar as características desse tipo de texto.
Estação 3 - Crônica narrativa
Na terceira estação, os alunos irão ler algumas crônicas narrativas e identificar as características desse tipo de texto.
Etapa 3 - Socialização das atividades
Ao final das estações, os grupos criarão uma crônica narrativa sobre um tema determinado por você. Cada grupo deve escolher um tipo de crônica. Depois da escrita, eles deverão compartilhar suas criações com a turma, apresentando suas crônicas e explicando como identificaram as características do tipo de crônica.Etapa 4 - Reflexão sobre o aprendizado
Faça uma reflexão com a turma sobre o aprendizado e como a metodologia utilizada foi efetiva na compreensão dos diferentes tipos de crônica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita criativa dos alunos;
- Estimular a leitura e a interpretação de diferentes tipos de texto;
- Identificar as características dos diferentes tipos de crônica;
- Promover a socialização das criações dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos tipos de crônica;
- Habilidade na escrita criativa de acordo com o tipo de crônica proposto;
- Participação e engajamento nas atividades em grupo;
- Socialização adequada das criações com a turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as características dos diferentes tipos de crônica;
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos nas atividades em grupo;
- Realizar uma reflexão sobre o aprendizado e a metodologia aplicada;
- Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Identificar as características dos diferentes tipos de crônica;
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Criar crônicas adequadas ao tipo proposto;
- Socializar as criações com a turma de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre o aprendizado e a metodologia aplicada.