Aula sobre Tipos De Cronica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A crônica é um gênero literário muito presente em jornais e revistas. Através dela, é possível transmitir informações de forma criativa e envolvente. A metodologia utilizada nesse material é a Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é uma crônica e quais são suas características. Em casa, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre o gênero literário utilizando fontes confiáveis.Etapa 2 - Produção de texto
Já em sala de aula, os alunos devem compartilhar suas observações sobre a crônica. Em seguida, eles devem escrever uma crônica de até uma página. O objetivo é que eles apliquem as características do gênero literário e utilizem os elementos narrativos adequados.Etapa 3 - Revisão e edição
Os alunos irão revisar e editar suas próprias crônicas, com o seu auxílio. Nessa etapa, é importante que eles observem a ortografia, a gramática e a coesão do texto.Etapa 4 - Socialização
Os alunos irão compartilhar suas crônicas com os colegas explicando como aplicaram as características do gênero literário.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Eles devem utilizar esse template para avaliar a atividade.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de produção da crônica e como aplicaram as características do gênero literário.Etapa 7 - Feedback
Dê um feedback individual, destacando pontos positivos e de melhoria para cada aluno.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais;
- Aplicar as características do gênero literário crônica;
- Fomentar a criatividade e a expressão escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Uso das características do gênero literário;
- Ortografia, gramática e coesão do texto;
- Criatividade e originalidade na produção da crônica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as características do gênero literário;
- Auxiliar os alunos na revisão e edição das crônicas;
- Oferecer feedback individual para cada aluno.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa prévia sobre o gênero literário;
- Produzir uma crônica de até uma página;
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.