Aula sobre Tipos De Cronica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A crônica é um gênero literário muito presente em jornais e revistas. Através dela, é possível transmitir informações de forma criativa e envolvente. A metodologia utilizada nesse material é a Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é uma crônica e quais são suas características. Em casa, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre o gênero literário utilizando fontes confiáveis.

  2. Etapa 2 - Produção de texto

    Já em sala de aula, os alunos devem compartilhar suas observações sobre a crônica. Em seguida, eles devem escrever uma crônica de até uma página. O objetivo é que eles apliquem as características do gênero literário e utilizem os elementos narrativos adequados.

  3. Etapa 3 - Revisão e edição

    Os alunos irão revisar e editar suas próprias crônicas, com o seu auxílio. Nessa etapa, é importante que eles observem a ortografia, a gramática e a coesão do texto.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Os alunos irão compartilhar suas crônicas com os colegas explicando como aplicaram as características do gênero literário.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Eles devem utilizar esse template para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de produção da crônica e como aplicaram as características do gênero literário.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê um feedback individual, destacando pontos positivos e de melhoria para cada aluno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais;
  • Aplicar as características do gênero literário crônica;
  • Fomentar a criatividade e a expressão escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso das características do gênero literário;
  • Ortografia, gramática e coesão do texto;
  • Criatividade e originalidade na produção da crônica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as características do gênero literário;
  • Auxiliar os alunos na revisão e edição das crônicas;
  • Oferecer feedback individual para cada aluno.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa prévia sobre o gênero literário;
  • Produzir uma crônica de até uma página;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.