Tipos de energia
Nesta aula de Ciências vamos conhecer alguns tipos de energia. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😀
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?
“A energia ______ é obtida a partir da fissão do núcleo de um átomo. Este tipo de energia é produzida nas usinas ______, que utilizam o urânio e outros elementos como combustível".
Atividade completaA)
nuclear; hidrelétricas.B) nuclear; termonucleares.
C) elétrica, hidrelétricas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A energia está presente em todas as atividades que realizamos no nosso dia a dia. Ela é essencial para o funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, transporte e diversas outras atividades. Nesta aula, vamos trabalhar os tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual aprofundando os conceitos sobre energia.Atividade completa4. Estudo de Caso:
A aula sobre "Tipos de energia" é importante para que os alunos possam compreender as diferentes fontes de energia utilizadas em nosso cotidiano, bem como suas vantagens e desvantagens. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis, e como elas podem impactar o meio ambiente. A metodologia ativa Estudo de Caso será aplicada nesta aula para que os alunos possam identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outras atividades que irão ajudá-los a compreender melhor o tema.Atividade completa5. Rotação por estações:
O tema "Tipos de energia" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em todas as atividades realizadas por eles. Desde a iluminação das casas até a produção de alimentos, tudo depende do uso de energia. Nesta aula, os alunos irão identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, serão utilizadas atividades práticas e metodologias ativas, como a rotação por estações, para que os alunos possam vivenciar o tema de forma mais dinâmica e envolvente.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A energia é um tema presente em nosso cotidiano, seja no uso de eletricidade em nossas casas ou no combustível utilizado em nossos carros. Nesta aula, vamos discutir os diferentes tipos de energia e suas fontes, desde as fontes renováveis, como a energia solar e eólica, até as fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Atividade completa7. Gamificação:
A energia é uma das necessidades básicas da humanidade. Ela é usada para acender as luzes, carregar celulares, assistir televisão, cozinhar, aquecer a casa e muito mais. É difícil imaginar a vida sem energia. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os diferentes tipos de energia e como eles são usados em nossas casas e comunidades. Vamos criar um jogo de tabuleiro para explorar o tema da energia. Ao final da atividade, vocês serão capazes de identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades.Atividade completa8. Design Sprint:
A energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes não percebemos sua importância e impacto em nossas vidas. Nesta aula, vamos trabalhar sobre os diferentes tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Por exemplo, a energia elétrica que utilizamos em nossas casas é proveniente de fontes como hidrelétricas, usinas nucleares, eólicas, solares, entre outras.Atividade completaPara tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas de sua aprendizagem e poderão aplicar seus conhecimentos de forma prática e criativa.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: