Aula sobre Tipos De Energia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes não percebemos sua importância e impacto em nossas vidas. Nesta aula, vamos trabalhar sobre os diferentes tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Por exemplo, a energia elétrica que utilizamos em nossas casas é proveniente de fontes como hidrelétricas, usinas nucleares, eólicas, solares, entre outras.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas de sua aprendizagem e poderão aplicar seus conhecimentos de forma prática e criativa.
Etapa 1 - Entendimento
Introduza o tema, explicando os diferentes tipos de energia e suas fontes. Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir e anotar em seus cadernos as principais informações sobre o tema.Etapa 2 - Esboço
Cada grupo deverá escolher uma fonte de energia e esboçar como ela é gerada e utilizada. Eles poderão utilizar desenhos, gráficos, tabelas ou outras formas de representação visual para apresentar suas ideias.Etapa 3 - Decisão
Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir juntos as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia. Em seguida, deverão decidir qual fonte de energia é mais adequada para uma residência, comunidade ou cidade.Etapa 4 - Prototipagem
Cada grupo deverá criar um protótipo de uma casa, bairro ou cidade que utilize a fonte de energia escolhida. Eles poderão utilizar materiais como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros para construir seu protótipo.Etapa 5 - Teste
Os grupos irão apresentar seus protótipos e explicar como a fonte de energia escolhida é utilizada em sua casa, bairro ou cidade. Realize uma discussão em sala de aula sobre as diferentes fontes de energia e suas aplicações.Etapa 6 - Avaliação
Utilize o quadro de registro para avaliar a construção do projeto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- Estimular a criatividade e a capacidade de prototipagem dos alunos.
- Promover a aprendizagem colaborativa e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Qualidade dos esboços e protótipos apresentados pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em explicar as vantagens e desvantagens da fonte de energia escolhida.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar os diferentes tipos de energia e suas fontes.
- Orientar os alunos durante as etapas da metodologia Design Sprint.
- Realizar discussões em sala de aula sobre as diferentes fontes de energia e suas aplicações.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Escolher uma fonte de energia e esboçar como ela é gerada e utilizada.
- Criar um protótipo de uma casa, bairro ou cidade que utilize a fonte de energia escolhida.