Aula sobre Tipos De Energia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes não percebemos sua importância e impacto em nossas vidas. Nesta aula, vamos trabalhar sobre os diferentes tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Por exemplo, a energia elétrica que utilizamos em nossas casas é proveniente de fontes como hidrelétricas, usinas nucleares, eólicas, solares, entre outras.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas de sua aprendizagem e poderão aplicar seus conhecimentos de forma prática e criativa.


  1. Etapa 1 - Entendimento

    Introduza o tema, explicando os diferentes tipos de energia e suas fontes. Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir e anotar em seus cadernos as principais informações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboço

    Cada grupo deverá escolher uma fonte de energia e esboçar como ela é gerada e utilizada. Eles poderão utilizar desenhos, gráficos, tabelas ou outras formas de representação visual para apresentar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decisão

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir juntos as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia. Em seguida, deverão decidir qual fonte de energia é mais adequada para uma residência, comunidade ou cidade.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Cada grupo deverá criar um protótipo de uma casa, bairro ou cidade que utilize a fonte de energia escolhida. Eles poderão utilizar materiais como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros para construir seu protótipo.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e explicar como a fonte de energia escolhida é utilizada em sua casa, bairro ou cidade. Realize uma discussão em sala de aula sobre as diferentes fontes de energia e suas aplicações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Utilize o quadro de registro para avaliar a construção do projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de prototipagem dos alunos.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade dos esboços e protótipos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em explicar as vantagens e desvantagens da fonte de energia escolhida.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar os diferentes tipos de energia e suas fontes.
  • Orientar os alunos durante as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Realizar discussões em sala de aula sobre as diferentes fontes de energia e suas aplicações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Escolher uma fonte de energia e esboçar como ela é gerada e utilizada.
  • Criar um protótipo de uma casa, bairro ou cidade que utilize a fonte de energia escolhida.