Aula sobre Tipos De Energia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula sobre "Tipos de energia" é importante para que os alunos possam compreender as diferentes fontes de energia utilizadas em nosso cotidiano, bem como suas vantagens e desvantagens. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis, e como elas podem impactar o meio ambiente. A metodologia ativa Estudo de Caso será aplicada nesta aula para que os alunos possam identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outras atividades que irão ajudá-los a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Tipos de energia" para os alunos. Utilize exemplos práticos do cotidiano dos estudantes, como a energia elétrica utilizada em suas casas ou a gasolina utilizada nos carros. Utilize recursos audiovisuais para tornar a aula mais dinâmica.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo irá escolher um tema relacionado ao uso de energia em residências, comunidades ou cidades.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa que irão realizar. Eles devem identificar um problema relacionado ao uso de energia em suas casas ou comunidades.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Eles devem registrar as informações coletadas em um documento compartilhado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e identificar o que causa o problema, se é possível evitá-lo e como. Eles devem registrar as informações em um documento compartilhado.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o uso de energia em residências, comunidades ou cidades. Eles devem registrar as informações em um documento compartilhado.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve apresentar uma solução para o problema identificado. Eles devem criar um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que poderá ser distribuído na comunidade. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a consciência ambiental e a compreensão sobre a importância do uso de fontes de energia renováveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e análise crítica das mesmas.
  • Criatividade na apresentação das soluções encontradas para o problema identificado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar criticamente as informações coletadas e identificar possíveis soluções para o problema.
  • Criar um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que poderá ser distribuído na comunidade, no qual os alunos criem um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.