Aula sobre Tipos De Energia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A energia é uma das necessidades básicas da humanidade. Ela é usada para acender as luzes, carregar celulares, assistir televisão, cozinhar, aquecer a casa e muito mais. É difícil imaginar a vida sem energia. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os diferentes tipos de energia e como eles são usados em nossas casas e comunidades. Vamos criar um jogo de tabuleiro para explorar o tema da energia. Ao final da atividade, vocês serão capazes de identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma apresentação sobre os diferentes tipos de energia (solar, eólica, hidrelétrica, térmica, biomassa) e como eles são usados em nossas casas e comunidades. Use exemplos como: lâmpadas solares, aquecedores solares, turbinas eólicas, painéis solares, entre outros.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 estudantes.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo criará um jogo de tabuleiro sobre o tema "Tipos de energia". Eles devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas devem ser sobre os diferentes tipos de energia e suas fontes (renováveis e não renováveis). As ações devem ser relacionadas a como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a classe. Os alunos devem explicar as regras e como o jogo funciona. Os outros grupos jogarão o jogo e responderão às perguntas e ações.Etapa 5 - Discussão
Conduza uma discussão sobre os diferentes tipos de energia e como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.Etapa 6 - Avaliação
Utilize o mapa de registro para a avaliação.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula, com perguntas sobre os tipos de energia e o que eles aprenderam de diferente na aula e como eles podem aplicar esse conhecimento na vida e agradeça a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Incentivar a reflexão sobre como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e respostas relacionadas aos diferentes tipos de energia.
- Participação e envolvimento dos alunos durante a atividade.
- Capacidade de reflexão sobre como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar os diferentes tipos de energia e suas fontes.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Conduzir a discussão sobre como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Fazer um resumo da aula e agradecer a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o jogo de tabuleiro.
- Pesquisar e selecionar perguntas e respostas relevantes sobre os diferentes tipos de energia.
- Participar ativamente da atividade, jogando e respondendo às perguntas e ações.
- Refletir sobre como podemos economizar energia em nossas casas e comunidades.
- Cooperar e colaborar com os membros do grupo.