Aula sobre Tipos De Energia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A energia é um tema presente em nosso cotidiano, seja no uso de eletricidade em nossas casas ou no combustível utilizado em nossos carros. Nesta aula, vamos discutir os diferentes tipos de energia e suas fontes, desde as fontes renováveis, como a energia solar e eólica, até as fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos quais tipos de energia eles conhecem. Em seguida, explique a metodologia ativa MDC e como será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deve pesquisar sobre um tipo de energia e suas fontes, como energia térmica, energia elétrica, eólica, solar, etc e preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deve apresentar os benefícios da energia escolhida, enquanto o grupo opositor deve apresentar os prejuízos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate deve ser conduzido com o grupo defensor apresentando seus argumentos, seguido pelo grupo opositor. A banca julgadora deve avaliar os argumentos e fazer perguntas aos grupos. O grupo de observadores deve registrar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. Explique como funciona a rúbrica e como os alunos devem avaliar os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma discussão sobre os diferentes tipos de energia e suas fontes, e como podemos utilizá-las de forma mais consciente e sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e defender suas ideias.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e analisar diferentes pontos de vista.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância de utilizar as fontes de energia de forma sustentável.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no grupo e na banca julgadora.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas.
  • Registro adequado das observações do grupo de observadores.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia MDC.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e mediar as discussões.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Encerrar a aula com uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tipo de energia e suas fontes.
  • Preparar argumentos para defender ou contestar o tipo de energia escolhido.
  • Participar ativamente do debate em grupo e responder às perguntas da banca julgadora.
  • Registrar as observações do grupo de observadores.
  • Refletir sobre a importância de utilizar as fontes de energia de forma sustentável.