Aula sobre Tipos De Energia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Tipos de energia" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em todas as atividades realizadas por eles. Desde a iluminação das casas até a produção de alimentos, tudo depende do uso de energia. Nesta aula, os alunos irão identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, serão utilizadas atividades práticas e metodologias ativas, como a rotação por estações, para que os alunos possam vivenciar o tema de forma mais dinâmica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema e a importância do uso consciente de energia. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos, cada um responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Fontes de Energia

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e identificar diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis. Será disponibilizado um material didático com imagens e textos explicativos para auxiliar os alunos na atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Classificação

    Nesta estação, os alunos irão classificar diferentes tipos de energia, como térmica, elétrica, solar, eólica, entre outras. Será disponibilizado um material didático com exemplos práticos para auxiliar os alunos na atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de casa sustentável

    Nesta estação, os alunos irão construir um modelo de casa sustentável, utilizando materiais recicláveis e fontes renováveis de energia. Será disponibilizado um material didático com instruções e exemplos práticos para auxiliar os alunos na atividade.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, os alunos irão socializar suas descobertas e construções com toda a turma, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Finalize a aula com uma reflexão sobre a importância do uso consciente de energia e os impactos que o uso desenfreado pode causar no meio ambiente e na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia
  • Estimular a criatividade e a capacidade de construção de modelos sustentáveis
  • Promover o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das fontes de energia renováveis e não renováveis
  • Classificação correta dos tipos de energia
  • Construção de um modelo de casa sustentável utilizando fontes renováveis de energia
  • Participação ativa e colaborativa em todas as atividades propostas
  • Reflexão sobre a importância do uso consciente de energia

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização da rotação por estações
  • Disponibilizar materiais didáticos e instruções claras para todas as atividades propostas
  • Estimular a participação ativa e colaborativa de todos os alunos
  • Promover a reflexão sobre a importância do uso consciente de energia
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas
  • Realizar as atividades com responsabilidade e dedicação
  • Trocar conhecimentos e experiências com os colegas de grupo
  • Contribuir para a construção de um modelo de casa sustentável utilizando fontes renováveis de energia
  • Refletir sobre a importância do uso consciente de energia e como podem aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano.