Aula sobre Tipos De Energia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A energia está presente em todas as atividades que realizamos no nosso dia a dia. Ela é essencial para o funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, transporte e diversas outras atividades. Nesta aula, vamos trabalhar os tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual aprofundando os conceitos sobre energia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explanação sobre a importância da energia e como ela é utilizada em nosso cotidiano.Etapa 2 - Vídeos explicativos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá assistir a um vídeo explicativo sobre um tipo de energia, como energia solar, eólica, hidráulica, térmica, nuclear, entre outras. Os vídeos deverão ser disponibilizados previamente ao grupo e o professor deverá orientar os alunos a assistirem e anotarem as principais informações.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os grupos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado de forma colaborativa, onde cada aluno dará sua contribuição para a construção do mapa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação e estimule a discussão entre os grupos.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as diferentes fontes de energia são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Esses exemplos devem ser apresentados para os estudantes e discutidos em sala de aula.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre os exemplos apresentados pelo professor e como eles podem ser aplicados em suas próprias residências e comunidades.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a importância da utilização de fontes de energia renováveis e não renováveis, e como podemos contribuir para a preservação do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em grupo;
- Aprofundar o conhecimento sobre tipos de energia e suas fontes;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Despertar o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual;
- Participação dos alunos nas discussões em grupo;
- Compreensão dos conceitos sobre tipos de energia e suas fontes;
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual;
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema;
- Fazer uma reflexão sobre a importância da utilização de fontes de energia renováveis e não renováveis;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir aos vídeos explicativos sobre os tipos de energia;
- Participar ativamente na construção do mapa conceitual;
- Participar das discussões em grupo;
- Fazer anotações sobre os conceitos aprendidos;
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.