Aula sobre Tipos De Energia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A energia está presente em todas as atividades que realizamos no nosso dia a dia. Ela é essencial para o funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, transporte e diversas outras atividades. Nesta aula, vamos trabalhar os tipos de energia, suas fontes e como elas são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual aprofundando os conceitos sobre energia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explanação sobre a importância da energia e como ela é utilizada em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Vídeos explicativos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá assistir a um vídeo explicativo sobre um tipo de energia, como energia solar, eólica, hidráulica, térmica, nuclear, entre outras. Os vídeos deverão ser disponibilizados previamente ao grupo e o professor deverá orientar os alunos a assistirem e anotarem as principais informações.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os grupos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado de forma colaborativa, onde cada aluno dará sua contribuição para a construção do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação e estimule a discussão entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as diferentes fontes de energia são utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Esses exemplos devem ser apresentados para os estudantes e discutidos em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre os exemplos apresentados pelo professor e como eles podem ser aplicados em suas próprias residências e comunidades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da utilização de fontes de energia renováveis e não renováveis, e como podemos contribuir para a preservação do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em grupo;
  • Aprofundar o conhecimento sobre tipos de energia e suas fontes;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Despertar o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual;
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Compreensão dos conceitos sobre tipos de energia e suas fontes;
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema;
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da utilização de fontes de energia renováveis e não renováveis;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos explicativos sobre os tipos de energia;
  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Fazer anotações sobre os conceitos aprendidos;
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.