Aula sobre Tipos De Escalas Cartograficas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A escala cartográfica é uma representação proporcional da relação entre as dimensões reais da superfície terrestre e sua representação em um mapa. É uma ferramenta importante para medir distâncias e entender a estruturação do espaço geográfico. Nesta aula os alunos aprenderão sobre os tipos de escalas cartográficas e como utilizá-las para medir distâncias na superfície terrestre. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e os estudantes criarão um modelo de avaliação por pares para desenvolver a habilidade em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é escala cartográfica e sua importância para a Geografia. Para ilustrar o tema, utilize imagens de mapas com diferentes escalas e exemplos práticos de como a escala é utilizada no cotidiano.Etapa 2 - Tipos de escalas cartográficas
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e, cada um, receberá um tipo de escala cartográfica para estudar. Eles deverão pesquisar sobre as características, vantagens e desvantagens de cada tipo de escala e apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 3 - Avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem definir os critérios e apresentar para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos modelos de avaliação
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por pares para a turma.Etapa 5 - Aplicação da avaliação por pares
Os grupos trocarão seus trabalhos e utilizarão o modelo de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas. Eles deverão preencher o modelo com notas numa escala de 1 a 5 e justificar suas avaliações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos discutirão as avaliações recebidas e farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e a importância da escala cartográfica para a Geografia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o trabalho dos colegas e justificar suas avaliações.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o tema e sua importância.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas pesquisas.
- Mediar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Fazer comentários e sugestões para aprimorar o trabalho dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e destacar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os tipos de escalas cartográficas.
- Criar um modelo de avaliação por pares.
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o modelo criado.
- Discutir em grupo as avaliações recebidas.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula.