Aula sobre Tipos De Escalas Cartograficas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos aprender sobre os tipos de escalas cartográficas e como elas são importantes para medir distâncias na superfície dos mapas. As escalas são representações numéricas ou gráficas que nos ajudam a entender as proporções das distâncias entre os pontos do mapa em relação à realidade. Por exemplo, se a escala do mapa é de 1:100.000, isso significa que cada centímetro no mapa representa 100.000 centímetros na realidade. As escalas são muito utilizadas em mapas de estradas, mapas de cidades e até mesmo em mapas mundiais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos farão um mapa de registro com informações sobre um jogo que eles criarão. Isso ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e a importância das escalas cartográficas para medir distâncias em mapas. Será feita uma breve explicação sobre os tipos de escalas e como elas funcionam.Etapa 2 - Exemplos práticos
O professor apresentará alguns exemplos práticos de mapas com diferentes escalas e proporá aos alunos que identifiquem a escala de cada um e calculem a distância entre dois pontos.Etapa 3 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um jogo sobre escalas cartográficas. Após, o professor explicará a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos terão que criar um mapa de registro contendo informações sobre o jogo que eles criaram.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará o seu jogo e o mapa de registro criado. Os outros grupos farão perguntas e darão sugestões para melhorar o jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
O professor fará uma discussão em grupo sobre as escalas cartográficas e como elas são importantes para medir distâncias em mapas. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e sugestões.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre a aula e reforçará a importância das escalas cartográficas para medir distâncias em mapas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de medir distâncias pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo e do mapa de registro.
- Identificação correta das escalas dos mapas apresentados.
- Capacidade de calcular distâncias entre dois pontos em um mapa.
- Apresentação clara e objetiva do jogo criado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do jogo e do mapa de registro.
- Fazer perguntas e estimular a reflexão dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo e do mapa de registro.
- Identificar corretamente as escalas dos mapas apresentados.
- Calcular corretamente as distâncias entre dois pontos em um mapa.
- Apresentar o jogo criado de forma clara e objetiva.
- Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos outros.