Aula sobre Tipos De Escalas Cartograficas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A cartografia é uma das ciências mais antigas da humanidade, e seu objetivo é representar a superfície terrestre em um plano. As escalas cartográficas são a relação entre as distâncias medidas no mapa e as distâncias reais no terreno. Elas são muito utilizadas em diversos contextos, como na elaboração de mapas, plantas de imóveis, projetos de engenharia e arquitetura, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os tipos de escalas cartográficas e como utilizá-las para medir distâncias na superfície terrestre. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e contextualizando o tema. Em seguida, apresente exemplos práticos de uso das escalas cartográficas no cotidiano, como em mapas de ruas e estradas, plantas de imóveis e projetos de engenharia. Exemplo: O professor pode mostrar aos alunos um mapa de sua cidade ou bairro e pedir que identifiquem as escalas gráfica e numérica presentes no mapa.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Eles deverão passar por todas as estações e realizar as atividades propostas.

  3. Etapa 3 - Estação 1) Escalas gráficas

    Essa primeira estação será responsável por trabalhar as escalas gráficas. Os alunos deverão observar diferentes mapas e identificar as escalas gráficas presentes, além de realizar exercícios práticos de medição de distâncias utilizando essas escalas.

    Exemplo: Disponibilize diferentes mapas para os alunos e peça que eles identifiquem as escalas gráficas presentes em cada um. Em seguida, os alunos deverão medir a distância entre dois pontos no mapa utilizando a escala gráfica.


  4. Etapa 4 - Estação 2) Escalas numéricas

    A segunda estação será responsável por trabalhar as escalas numéricas. Nesta estação, os alunos deverão observar diferentes mapas e identificar as escalas numéricas presentes, além de realizar exercícios práticos de medição de distâncias utilizando essas escalas.

    Exemplo: Disponibilize diferentes mapas para os alunos e peça que eles identifiquem as escalas numéricas presentes em cada um. Em seguida, os alunos deverão medir a distância entre dois pontos no mapa utilizando a escala numérica.


  5. Etapa 5 - Estação 3) Comparação de escalas

    A terceira estação será responsável por trabalhar a comparação entre as escalas gráficas e numéricas. Nesta estação, os alunos deverão realizar exercícios práticos de comparação entre as escalas gráficas e numéricas, identificando qual escala é mais adequada para medir determinada distância.

    Exemplo: Disponibilize diferentes mapas para os alunos e peça que eles identifiquem a escala mais adequada para medir determinada distância, considerando as escalas gráficas e numéricas.


  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos deverão socializar com a turma o que aprenderam em cada estação. O professor poderá fazer perguntas sobre o que foi aprendido e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Atividade final

    Para finalizar a aula, os alunos deverão realizar uma atividade em que deverão medir distâncias em um mapa utilizando as escalas gráficas e numéricas. O professor poderá disponibilizar diferentes mapas para os alunos e pedir que eles realizem a atividade em duplas. Exemplo: O professor pode disponibilizar um mapa da cidade em que a escola está localizada e pedir que os alunos meçam a distância entre dois pontos utilizando as escalas gráficas e numéricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a importância das escalas cartográficas no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das escalas gráficas e numéricas nos mapas apresentados.
  • Habilidade dos alunos em medir distâncias utilizando as escalas gráficas e numéricas.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Cooperação e colaboração entre os alunos durante a realização das atividades.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre a importância das escalas cartográficas no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de uso das escalas cartográficas no cotidiano dos alunos.
  • Organizar as estações de atividades e orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema e sua importância.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as escalas gráficas e numéricas nos mapas apresentados.
  • Utilizar corretamente as escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície terrestre.
  • Cooperar e colaborar com os colegas na realização das atividades propostas.
  • Participar ativamente das atividades e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Refletir criticamente sobre a importância das escalas cartográficas no cotidiano.