Aula sobre Tipos De Escalas Cartograficas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As escalas cartográficas são fundamentais para a leitura e interpretação de mapas. Elas permitem que sejam feitas medições de distâncias e áreas, além de possibilitar a localização precisa de pontos específicos. As escalas estão presentes em diversos mapas, como os de ruas, os de países e os de continentes. É importante que os alunos compreendam como as escalas funcionam e como utilizá-las para que possam se orientar no mundo de forma mais precisa. Nesta aula, os alunos utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um mapa conceitual sobre tipos de escalas cartográficas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que são escalas cartográficas e sua importância na leitura de mapas. Em seguida, apresente exemplos de mapas com diferentes escalas, como um mapa de uma cidade, um mapa de um estado e um mapa de um país. Para finalizar, faça uma atividade em que os alunos deverão identificar as escalas dos mapas apresentados.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre tipos de escalas cartográficas antes da aula. O professor disponibilizará o vídeo com antecedência e orientará os alunos a assisti-lo em casa. O vídeo deverá ser curto e objetivo e, após assisti-lo, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre tipos de escalas cartográficas.Etapa 3 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir e aprimorar seus mapas conceituais.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como chegaram às suas ideias. O professor fará comentários e esclarecerá dúvidas.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos farão uma atividade prática em que deverão medir distâncias em um mapa utilizando as escalas gráficas e numéricas.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma breve conclusão sobre a aula e reforçará a importância das escalas cartográficas na leitura de mapas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a colaboração entre os alunos na discussão e aprimoramento dos mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Utilização correta das escalas gráficas e numéricas na atividade prática.
- Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
- Compreensão do tema e das escalas cartográficas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Disponibilizar o vídeo explicativo com antecedência e orientar os alunos a assisti-lo em casa.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na atividade prática.
- Estimular a colaboração entre os alunos na discussão e aprimoramento dos mapas conceituais.
- Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre tipos de escalas cartográficas antes da aula.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Colaborar com os colegas na discussão e aprimoramento dos mapas conceituais.
- Realizar a atividade prática utilizando as escalas gráficas e numéricas.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e organizada para a turma.