Aula sobre Tipos De Ilustracao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A ilustração é uma forma de arte visual que tem como objetivo representar uma ideia, um conceito ou uma história por meio de imagens. Ela pode ser encontrada em diversas áreas, como na publicidade, nos livros infantis, nas histórias em quadrinhos, nos filmes de animação, entre outros. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e explique o objetivo da aula. Em seguida, peça para que os alunos formem duplas ou trios e distribua um papel sulfite para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual (30 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre os tipos de ilustração. A ideia central será "Tipos de Ilustração" e as sub-ideias serão: ilustração publicitária, ilustração editorial, ilustração infantil, ilustração científica, ilustração de moda, ilustração de história em quadrinhos, ilustração de animação e Ilustração de jogos. Cada sub-ideia terá dois níveis de profundidade, nos quais os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos Mapas Conceituais (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema principal.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo (20 minutos)

    Após a apresentação dos mapas conceituais, conduza uma discussão em grupo sobre os tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas, como o cinema, a animação, os livros infantis, entre outros.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos (20 minutos)

    Apresente alguns exemplos práticos de ilustração, como capas de livros, ilustrações de textos diversos, cenários de filmes de animação, entre outros. Os alunos irão analisar os exemplos e identificar os tipos de ilustração presentes.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Promover a interação entre os alunos por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Identificação correta dos tipos de ilustração nos exemplos práticos apresentados.
  • Capacidade de análise e interpretação dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em grupo e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar corretamente os tipos de ilustração nos exemplos práticos apresentados.
  • Analisar e interpretar as informações apresentadas durante a aula.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e coerente.