Aula sobre Tipos De Ilustracao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A ilustração é uma forma de arte que tem como objetivo complementar ou ilustrar um texto, seja ele um livro, uma revista, um jornal ou até mesmo um roteiro de cinema. Existem diversos tipos de ilustração, como a ilustração editorial, publicitária, científica, infantil, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens, como a audiovisual e a gráfica. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos irão criar um fanzine em papel A4, dividido em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam e desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (20 minutos)

    Professor, apresente o tema e seus diferentes tipos de ilustração, utilizando exemplos práticos como capas de livros, ilustrações de textos diversos, entre outros. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências com ilustrações.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (10 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Cada parte será destinada a um tipo de ilustração.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os tipos de ilustração (30 minutos)

    Cada grupo irá pesquisar sobre o tipo de ilustração que lhe foi designado e fazer anotações sobre suas características, exemplos de obras e artistas que se destacam nesse tipo de ilustração.

  4. Etapa 4 - Criação das ilustrações (60 minutos)

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos irão criar suas próprias ilustrações para cada tipo de ilustração. Eles serão incentivados a utilizar diferentes materiais e técnicas para tornar suas ilustrações mais criativas e interessantes.

  5. Etapa 5 - Montagem da fanzine (30 minutos)

    Os alunos irão montar a fanzine, organizando as ilustrações em suas respectivas partes e adicionando textos explicativos sobre cada tipo de ilustração.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando as características de cada tipo de ilustração e mostrando suas próprias ilustrações.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Ao final das apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos e como cada tipo de ilustração se integra a outras linguagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração;
  • Integrar diferentes linguagens artísticas;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação das ilustrações;
  • Criatividade e originalidade na elaboração das ilustrações;
  • Organização e clareza na montagem da fanzine;
  • Habilidade de comunicação oral e escrita durante a apresentação;
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus diferentes tipos de ilustração;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e criação das ilustrações;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Orientar os alunos na montagem da fanzine e na apresentação;
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação das ilustrações;
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na elaboração das ilustrações;
  • Organizar a fanzine de forma clara e organizada;
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva;
  • Contribuir para a discussão em grupo.