Aula sobre Tipos De Ilustracao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A ilustração é uma forma de arte visual que pode ser encontrada em diversas mídias, como livros, revistas, jornais, publicidade, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas, como a linguagem audiovisual e a linguagem gráfica. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explicar aos alunos sobre os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas.Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes situações em que as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas e como isso pode ser aplicado no cotidiano.Etapa 3 - Exemplos práticos (30 minutos)
Apresente exemplos práticos de diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas, como a linguagem audiovisual e a linguagem gráfica.Etapa 4 - Criação de ilustrações (60 minutos)
Os alunos irão criar suas próprias ilustrações, utilizando diferentes técnicas e materiais, e irão integrá-las a outras linguagens artísticas, como a linguagem audiovisual e a linguagem gráfica.Etapa 5 - Apresentação das ilustrações (30 minutos)
Os alunos irão apresentar suas ilustrações e explicar como elas se integram a outras linguagens artísticas.Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)
Conduza uma reflexão final sobre o tema da aula e como os alunos podem aplicar o que aprenderam no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da ilustração em diferentes contextos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Criatividade e originalidade na criação das ilustrações;
- Integração efetiva da ilustração a outras linguagens artísticas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar os diferentes tipos de ilustração;
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Apresentar exemplos práticos de ilustração integrada a outras linguagens artísticas;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Conduzir a reflexão final sobre o tema da aula.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para analisar as diferentes situações em que as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas;
- Discutir em grupo as diferentes situações em que as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas;
- Criar suas próprias ilustrações, utilizando diferentes técnicas e materiais, e integrá-las a outras linguagens artísticas;
- Apresentar suas ilustrações e explicar como elas se integram a outras linguagens artísticas;
- Participar da reflexão final sobre o tema da aula.