Aula sobre Tipos De Ilustracao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos aos diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas, como o cinema, a música e a literatura. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar situações em que as linguagens das artes visuais se integram a outras formas de expressão artística. Para isso, os alunos criarão um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações, que podem ser utilizadas para desenvolver um tema e seus subtópicos. Por exemplo, os alunos podem criar perguntas e respostas sobre a ilustração de livros infantis, ou sobre a utilização da ilustração em filmes de animação.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente aos alunos os diferentes tipos de ilustração, como a ilustração editorial, a ilustração publicitária e a ilustração de livros infantis. Você pode utilizar exemplos de ilustrações para demonstrar cada tipo.

  2. Etapa 2 - Gamificação (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre um tema relacionado à ilustração. Você pode sugerir temas como "Ilustração em livros infantis" ou "Ilustração em filmes de animação". Os grupos terão 20 minutos para criar as cartas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos terão a oportunidade de jogar os jogos criados pelos colegas e aprender sobre diferentes temas relacionados à ilustração.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutirão em grupo sobre a importância da ilustração em diferentes formas de expressão artística, como a literatura, o cinema e a publicidade. Você pode guiar a discussão com perguntas como "Como a ilustração pode ajudar a contar uma história?" ou "Qual a importância da ilustração em um anúncio publicitário?".

  5. Etapa 5 - Produção individual (30 minutos)

    Os alunos produzirão uma ilustração individual sobre um tema de sua escolha. Você pode sugerir temas como "Minha cidade", "Minha família" ou "Meu personagem favorito". Os alunos terão 30 minutos para produzir a ilustração.

  6. Etapa 6 - Apresentação das ilustrações (20 minutos)

    Cada aluno apresentará sua ilustração para a turma e explicará o processo criativo por trás dela. Os alunos terão a oportunidade de receber feedback dos colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a importância da ilustração em diferentes formas de expressão artística e como ela pode ajudar a contar histórias e transmitir mensagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar situações em que as linguagens das artes visuais se integram a outras formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na produção de ilustrações;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Criatividade e originalidade na produção das ilustrações;
  • Coerência entre a ilustração produzida e o tema proposto;
  • Clareza na apresentação das ideias e dos jogos criados pelos alunos;
  • Colaboração e respeito entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras formas de expressão artística;
  • Orientar os alunos na criação dos jogos e na produção das ilustrações;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Promover a reflexão e o debate sobre a importância da ilustração em diferentes formas de expressão artística;
  • Dar feedback construtivo aos alunos sobre suas produções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na criação dos jogos e na produção das ilustrações;
  • Utilizar a criatividade e a imaginação na produção das ilustrações;
  • Apresentar as ideias e os jogos criados pelos grupos de forma clara e objetiva;
  • Respeitar os colegas e dar feedback construtivo sobre suas produções.