Aula sobre Tipos De Ilustracao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas, como o cinema, animações, vídeos, capas de livros, ilustrações de textos diversos, cenográficas, coreográficas e musicais. Eles também aprenderão a analisar essas situações e como a linguagem visual pode ser usada para contar histórias e transmitir emoções. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e passarão por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos. Em seguida, compartilhe exemplos de ilustrações em livros, filmes, animações e outras mídias para que os alunos possam entender como a ilustração é usada para contar histórias e transmitir emoções.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Ilustração em livros (20 minutos)

    Na primeira estação, os alunos irão analisar diferentes ilustrações em livros e responder a perguntas sobre o uso da ilustração na narrativa. Disponibilize exemplos de livros com ilustrações e orientar os alunos na análise.

    Estação 2 - Ilustração em filmes e animações (20 minutos)

    Na segunda estação, os alunos irão analisar cenas de filmes e animações que utilizam ilustrações e responder a perguntas sobre a integração da ilustração com outras linguagens artísticas, como a música e a narrativa. Disponibilize exemplos de filmes e animações e orientar os alunos na análise.

    Estação 3 - Ilustração em capas de livros e outras mídias (20 minutos)

    Na terceira estação, os alunos irão analisar diferentes capas de livros, posters de filmes e outras mídias que utilizam ilustrações e responder a perguntas sobre o uso da ilustração na comunicação visual. Compartilhe exemplos e oriente os alunos na análise.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as análises feitas em cada estação e compartilhar suas conclusões sobre a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos.

  4. Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando os objetivos e as conclusões alcançadas pelos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas;
  • Estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos;
  • Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em analisar e interpretar diferentes tipos de ilustração;
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo;
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos nas atividades e na análise dos exemplos;
  • Estimular a colaboração e o diálogo entre os alunos;
  • Encerrar a aula reforçando os objetivos e as conclusões alcançadas pelos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Analisar e interpretar diferentes tipos de ilustração;
  • Compartilhar suas conclusões e opiniões com os colegas;
  • Demonstrar criatividade e percepção visual;
  • Respeitar as opiniões e contribuições dos colegas.