Aula sobre Tipos De Ilustracao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos. Em seguida, compartilhe exemplos de ilustrações em livros, filmes, animações e outras mídias para que os alunos possam entender como a ilustração é usada para contar histórias e transmitir emoções.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 20 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Ilustração em livros (20 minutos)
Na primeira estação, os alunos irão analisar diferentes ilustrações em livros e responder a perguntas sobre o uso da ilustração na narrativa. Disponibilize exemplos de livros com ilustrações e orientar os alunos na análise.
Estação 2 - Ilustração em filmes e animações (20 minutos)
Na segunda estação, os alunos irão analisar cenas de filmes e animações que utilizam ilustrações e responder a perguntas sobre a integração da ilustração com outras linguagens artísticas, como a música e a narrativa. Disponibilize exemplos de filmes e animações e orientar os alunos na análise.
Estação 3 - Ilustração em capas de livros e outras mídias (20 minutos)
Na terceira estação, os alunos irão analisar diferentes capas de livros, posters de filmes e outras mídias que utilizam ilustrações e responder a perguntas sobre o uso da ilustração na comunicação visual. Compartilhe exemplos e oriente os alunos na análise.
Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as análises feitas em cada estação e compartilhar suas conclusões sobre a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos.Etapa 4 - Conclusão (10 minutos)
Encerre a aula reforçando os objetivos e as conclusões alcançadas pelos alunos durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas;
- Estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos;
- Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em analisar e interpretar diferentes tipos de ilustração;
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo;
- Compreensão dos alunos sobre a importância da ilustração em diferentes contextos artísticos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva;
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Orientar os alunos nas atividades e na análise dos exemplos;
- Estimular a colaboração e o diálogo entre os alunos;
- Encerrar a aula reforçando os objetivos e as conclusões alcançadas pelos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Analisar e interpretar diferentes tipos de ilustração;
- Compartilhar suas conclusões e opiniões com os colegas;
- Demonstrar criatividade e percepção visual;
- Respeitar as opiniões e contribuições dos colegas.