Aula sobre Tipos De Ilustracao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ilustração é uma forma de arte cujo objetivo é comunicar uma mensagem visualmente. Ela pode ser encontrada em livros, revistas, jornais, publicidade, jogos, animações, entre outros. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de ilustração e como eles se integram a outras linguagens artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a aula e explique o que é ilustração e seus diferentes tipos. Em seguida, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto e trazer exemplos para compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (30 minutos)

    Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre os diferentes tipos de ilustração e fazer anotações sobre o que aprenderam. O vídeo pode ser encontrado no YouTube ou em outras plataformas digitais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir sobre o que aprenderam no vídeo. Cada grupo deverá escolher um tipo de ilustração para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar o tipo de ilustração escolhido e mostrar exemplos práticos de como ele é utilizado em outras linguagens artísticas, como cinema, animações, vídeos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom", "que pena" e "que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade (20 minutos)

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e compartilhar com a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Encerre a aula e proponha uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos grupos sobre o tipo de ilustração escolhido;
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação dos alunos na avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e explicar o tema;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos tipos de ilustração escolhidos;
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e trazer exemplos para compartilhar com a turma;
  • Assistir ao vídeo sobre os diferentes tipos de ilustração e fazer anotações;
  • Discutir em grupo sobre o que foi aprendido no vídeo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade;
  • Participar ativamente da apresentação dos grupos sobre os tipos de ilustração escolhidos.