Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os mapas são representações gráficas da superfície da Terra. Eles são utilizados para diferentes finalidades, como planejamento urbano, planejamento de viagens, estudos ambientais, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de mapas e como eles podem ser utilizados para medir distâncias na superfície terrestre. A metodologia escolhida para esta aula é Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos em grupo.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente um problema para a turma: "Como podemos utilizar os diferentes tipos de mapas para medir distâncias na superfície terrestre?" Outras questões podem ser apresentadas. Explique como usar escalas gráficas e numéricas dos mapas.

    Divida os estudantes em grupo e peça para discutirem em grupo possíveis soluções e anotar em seus diários de bordo.


  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Apresente os diferentes tipos de mapas (planta, carta, mapa topográfico, mapa temático, entre outros) e explique as características de cada um. Os alunos irão discutir em grupo aspectos positivos e negativos para medir distâncias na superfície terrestre utilizando cada tipo de mapa e anotar em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos irão escolher a melhor alternativa para medir distâncias na superfície terrestre utilizando cada tipo de mapa e anotar em seus diários de bordo. Auxilie na discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os diferentes tipos de mapas são utilizados para medir distâncias na superfície terrestre. Os alunos irão discutir em grupo e anotar em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o que foi aprendido em uma atividade prática em sala de aula. Distribua diferentes tipos de mapas e peça para que os alunos meçam distâncias na superfície terrestre. Os alunos irão anotar em seus diários de bordo os resultados obtidos.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Os alunos irão discutir em grupo os resultados obtidos na atividade prática e concluir como cada tipo de mapa pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre. Auxilie na discussão e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o diário de bordo dos alunos, considerando a participação em grupo, a criatividade na geração de alternativas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Reconhecer os diferentes tipos de mapas, suas características e usos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade na geração de alternativas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo.
  • Criatividade na geração de alternativas.
  • Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
  • Clareza na exposição dos resultados no diário de bordo.
  • Respeito às regras estabelecidas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o problema para a turma.
  • Explicar as características dos diferentes tipos de mapas.
  • Auxiliar os alunos na discussão e esclarecer dúvidas.
  • Distribuir os diferentes tipos de mapas para a atividade prática.
  • Avaliar os diários de bordo dos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo possíveis soluções para o problema apresentado.
  • Gerar alternativas para medir distâncias na superfície terrestre utilizando cada tipo de mapa.
  • Escolher a melhor alternativa para medir distâncias na superfície terrestre utilizando cada tipo de mapa.
  • Participar da atividade prática em sala de aula.
  • Discutir em grupo os resultados obtidos na atividade prática e concluir como cada tipo de mapa pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre.