Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os mapas são uma representação gráfica da superfície terrestre, e são utilizados para diversas finalidades, como orientação, planejamento urbano, estudos geográficos, entre outros. É importante que os alunos compreendam os diferentes tipos de mapas, como o político, físico, temático, entre outros, e como eles podem ser utilizados para a medição de distâncias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de mapas e desenvolverão a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema, explicando a importância dos mapas e os diferentes tipos existentes e explique como usar escalas gráficas e numéricas dos mapas. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre um tipo de mapa específico, como o político ou o físico, e apresentarão suas descobertas para a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um modelo de design sprint com as 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) e aplicá-lo ao tema dos tipos de mapas e uso das escalas. Eles irão trabalhar em grupos para definir o objetivo da atividade e as etapas necessárias para alcançá-lo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de design sprint para a turma, e juntos irão decidir qual será o objetivo da atividade e as etapas necessárias para alcançá-lo. Estimule a participação dos estudantes.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar os protótipos de mapas para apresentar para a turma. Eles irão utilizar diferentes escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície, e irão anotar as informações importantes para a apresentação. Oriente o registro e estimule a criatividade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma, explicando como utilizaram as escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície. A turma irá avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos. Oriente como avaliar e dar devolutivas.

  6. Etapa 6 - Refletir

    Faça uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre os tipos de mapas e como eles podem ser utilizados para medir distâncias na superfície.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos estudantes e a criatividade na geração de alternativas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas;
  • Reconhecer os diferentes tipos de mapas, suas características e usos;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de protótipos de mapas;
  • Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação de protótipos de mapas;
  • Utilização correta das escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície;
  • Qualidade da apresentação do protótipo de mapa e da explicação sobre o uso das escalas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância dos mapas;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação dos protótipos de mapas;
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e as aprendizagens alcançadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um tipo de mapa específico e apresentar para a turma;
  • Trabalhar em grupo para criar um modelo de design sprint e definir as etapas necessárias para alcançar o objetivo da atividade;
  • Criar protótipos de mapas utilizando as escalas gráficas e numéricas e apresentá-los para a turma.