Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A cartografia é uma ciência que estuda a representação da Terra em mapas. O mapa é uma ferramenta importante para a compreensão da geografia, pois permite a visualização e a análise de informações sobre um determinado lugar. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os diferentes tipos de mapas e como eles são utilizados. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo com objetivo de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos diferentes tipos de mapas na Geografia. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências em relação ao uso de mapas em seu cotidiano.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos tipos de mapas

    Apresente os diferentes tipos de mapas, como o mapa político, o mapa físico, o mapa temático e o mapa topográfico. Mostre exemplos de cada um deles e suas principais características. Pode ser feito um quadro comparativo entre os diferentes tipos de mapas e suas características.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um mapa de registro para um jogo cujo objetivo seja medir distâncias na superfície terrestre. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça materiais para a confecção.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona. Organize o tempo e formato das apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, os alunos irão discutir sobre os jogos criados e como eles podem ser melhorados, visando o desenvolvimento e aprendizagem dos tipos de mapas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do uso de mapas para a compreensão do espaço geográfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de diferentes tipos de mapas.
  • Reforçar a importância do uso de mapas na Geografia.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Compreensão dos diferentes tipos de mapas e suas características.
  • Capacidade de análise e interpretação dos mapas criados pelos outros grupos.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos diferentes tipos de mapas na Geografia.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Fornecer materiais para a confecção dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o mapa de registro de forma clara e objetiva.
  • Analisar e interpretar os mapas criados pelos outros grupos.
  • Receber feedbacks construtivos e utilizá-los para melhorar o trabalho em equipe.