Aula sobre Tipos De Mapas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A cartografia é uma ciência que estuda a representação da Terra em mapas. O mapa é uma ferramenta importante para a compreensão da geografia, pois permite a visualização e a análise de informações sobre um determinado lugar. Na aula de hoje, vamos aprender sobre os diferentes tipos de mapas e como eles são utilizados. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo com objetivo de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos diferentes tipos de mapas na Geografia. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências em relação ao uso de mapas em seu cotidiano.Etapa 2 - Apresentação dos tipos de mapas
Apresente os diferentes tipos de mapas, como o mapa político, o mapa físico, o mapa temático e o mapa topográfico. Mostre exemplos de cada um deles e suas principais características. Pode ser feito um quadro comparativo entre os diferentes tipos de mapas e suas características.Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo
Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um mapa de registro para um jogo cujo objetivo seja medir distâncias na superfície terrestre. O mapa deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça materiais para a confecção.Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma e explicar como o jogo funciona. Organize o tempo e formato das apresentações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas, os alunos irão discutir sobre os jogos criados e como eles podem ser melhorados, visando o desenvolvimento e aprendizagem dos tipos de mapas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do uso de mapas para a compreensão do espaço geográfico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de diferentes tipos de mapas.
- Reforçar a importância do uso de mapas na Geografia.
- Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Compreensão dos diferentes tipos de mapas e suas características.
- Capacidade de análise e interpretação dos mapas criados pelos outros grupos.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos diferentes tipos de mapas na Geografia.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Fornecer materiais para a confecção dos mapas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas na criação do mapa de registro do jogo.
- Apresentar o mapa de registro de forma clara e objetiva.
- Analisar e interpretar os mapas criados pelos outros grupos.
- Receber feedbacks construtivos e utilizá-los para melhorar o trabalho em equipe.