Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de mapas e como eles podem ser usados para medir distâncias na superfície terrestre. Os mapas são uma representação gráfica do mundo, e são usados em muitas áreas, como na navegação, no turismo, na agricultura e no planejamento urbano. Vamos trabalhar com a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos serão divididos em grupos, cada um com uma função específica, para debater os diferentes tipos de mapas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula e contextualize o assunto para os alunos. Utilize imagens de mapas para ilustrar o tema e despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique as funções de cada grupo e distribua os materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo terá um tempo determinado para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor irá pesquisar sobre os diferentes tipos de mapas e suas aplicações, enquanto o grupo opositor irá encontrar pontos fracos nos argumentos do grupo defensor. A banca julgadora vai pesquisar sobre os critérios de avaliação e preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e será mediado pela banca julgadora. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora e do grupo opositor. O grupo observador deve fazer anotações e preparar um relatório sobre o debate. Controle o tempo do debate.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o debate, destacando os pontos principais apresentados pelos grupos. Os alunos serão convidados a fazer comentários e perguntas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos receberão um mapa e deverão medir a distância entre dois pontos usando as escalas gráficas e numéricas do mapa. Circule pela sala para sanar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, destacando os pontos positivos e negativos e dando feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Reconhecer os diferentes tipos de mapas, suas características e usos;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
  • Estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência entre os argumentos e as informações pesquisadas.
  • Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora e do grupo opositor.
  • Qualidade da atividade prática.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Fazer anotações e preparar um relatório sobre o debate.
  • Realizar a atividade prática.
  • Fazer comentários e perguntas sobre o tema.