Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre os diferentes tipos de mapas e como utilizá-los para medir distâncias na superfície terrestre. Os mapas são ferramentas importantes para entendermos o mundo em que vivemos e podem ser encontrados em diversos lugares, como em atlas, guias de ruas, aplicativos de GPS, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criam atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância dos mapas para a compreensão e análise do espaço geográfico. Utilize exemplos de mapas e mostre como eles são utilizados no dia a dia.

    Apresente o tema e explique os diferentes tipos de mapas, e como usar as escalas gráfica e numérica para medir distâncias nos mapas.Em seguida, apresente a metodologia e divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. As estações acontecem de modo simultâneo. Organize o tempo e os materiais que serão utilizados.


  2. Etapa 2 - Estação 1 - Tipos de Mapas

    Na estação 1, os estudantes irão analisar sobre os diferentes tipos de mapas, como mapas políticos, mapas físicos, mapas temáticos, entre outros. Será feito um quadro comparativo entre os diferentes tipos de mapas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Escalas

    Na estação 2, os estudantes irão aprender sobre as escalas gráficas e numéricas dos mapas. Disponibilize os mapas e materiais que serão utilizadas para medir distâncias na superfície terrestre.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - curvas de níveis

    Na estação 3, os estudantes irão aprender como medir as altitudes utilizando as curvas de níveis. Disponibilize os mapas e materiais que serão utilizados.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma roda de conversa sobre as atividades, reforçando os conceitos aprendidos e respondendo possíveis dúvidas. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e dúvidas e a socializarem suas descobertas.

  6. Etapa 6 - Fechamento da aula

    Faça um fechamento da aula ressaltando os principais pontos aprendidos pelos alunos e incentivando-os a continuar estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Reconhecer os diferentes tipos de mapas, suas características e usos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Utilizar metodologias ativas para tornar a aula mais envolvente e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de tipos de mapas, escalas e medição de distâncias.
  • Habilidade em aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os conceitos a serem aprendidos.
  • Organizar a atividade de rotação por estações.
  • Orientar e auxiliar os estudantes durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.