Aula sobre Tipos De Mapas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre por meio de mapas. Os mapas são uma representação gráfica de informações geográficas, como relevo, hidrografia, vegetação, cidades e estradas. Existem diferentes tipos de mapas, cada um com uma finalidade específica. Por exemplo, os mapas topográficos são usados para representar a altitude do terreno, enquanto os mapas políticos mostram as fronteiras entre os países.

Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de mapas e como eles podem ser utilizados para medir distâncias na superfície terrestre. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual que represente as informações aprendidas.


  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Utilize um formulário online.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando a sobre os diferentes tipos de mapas e suas finalidades, utilizando exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam a importância de cada um. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual que represente as informações aprendidas sobre os diferentes tipos de mapas. O mapa conceitual precisa conter uma ideia central e sub-ideias. Cada grupo irá fazer um mapa conceitual de um tipo de mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando como cada tipo de mapa pode ser utilizado para medir distâncias na superfície terrestre, entre outros usos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, faça uma discussão em grupo sobre os diferentes tipos de mapas e suas finalidades. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Para finalizar a aula, os alunos devem realizar uma atividade prática em que irão medir distâncias na superfície terrestre utilizando diferentes tipos de mapas. Forneça os materiais necessários para a atividade.

  7. Etapa 7 - Fechamento da aula

    Faça um fechamento da aula ressaltando os principais pontos aprendidos pelos alunos e incentivando-os a continuar estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas."
  • Reconhecer os diferentes tipos de mapas, suas características e usos.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre utilizando diferentes tipos de mapas.

Ações do professor

  • Apresentar os diferentes tipos de mapas e suas finalidades.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre o tema.
  • Fornecer os materiais necessários para a atividade prática.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa sobre os diferentes tipos de mapas e suas finalidades.
  • Criar um mapa conceitual que represente as informações aprendidas.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.