Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As orações coordenadas são utilizadas para conectar ideias e construir um texto coeso. É possível encontrar exemplos de orações coordenadas em notícias, livros, músicas e até mesmo em conversas do dia a dia. O objetivo deste material é ensinar aos alunos sobre os tipos de orações coordenadas, para que possam identificá-las em textos lidos ou produzidos por eles mesmos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e significativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema dando exemplos de orações coordenadas e explicando as diferenças entre as coordenadas assindéticas (sem conectivos) e sindéticas (com conectivos). Os alunos poderão fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha para criar seu diário de bordo. Explique as etapas (problema, geração de alternativas e solução) e os campos que devem ser preenchidos em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Identificação de orações coordenadas em textos

    Cada grupo irá escolher um texto (notícia, música, poema etc.) e identificar as orações coordenadas presentes nele. Eles deverão destacar as orações e explicar o tipo de coordenação presente em cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão compartilhar suas descobertas e discutir as diferenças entre as orações coordenadas encontradas em cada texto. Faça perguntas para estimular a reflexão e aprofundar o conhecimento dos alunos.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do diário de bordo

    Com base nas discussões em grupo, cada equipe deverá preencher seu diário de bordo, identificando um problema relacionado às orações coordenadas, gerando alternativas para resolvê-lo e propondo uma solução. Acompanhe o trabalho dos grupos e auxilie em caso de dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado e a solução proposta. Avalie a aplicação do conhecimento sobre orações coordenadas e a criatividade dos alunos na resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão final sobre o tema abordado e a metodologia utilizada, incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação de orações coordenadas em textos diversos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações coordenadas em textos diversos.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos na resolução de problemas.
  • Aplicar a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos para tornar a aula mais envolvente e significativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de orações coordenadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na elaboração do diário de bordo.
  • Coerência e coesão na argumentação da solução proposta.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre os tipos de orações coordenadas.
  • Organizar os grupos e explicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e auxiliar em caso de dúvidas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Avaliar a aplicação do conhecimento e a criatividade dos alunos na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Identificar orações coordenadas em textos diversos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar o diário de bordo em equipe, seguindo as etapas propostas.
  • Propor soluções criativas para o problema identificado.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva para a turma.