Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Neste material, vamos abordar os tipos de orações coordenadas. Com esse conteúdo, os alunos serão capazes de identificar e diferenciar a coordenação de subordinação, o que é essencial para a compreensão da estruturação dos períodos na língua portuguesa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um template de avaliação por pares. Assim, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de aprenderem de forma mais colaborativa e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de orações coordenadas, mostrando exemplos práticos de textos escritos e falados em que esse tipo de oração é utilizado. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do template

    Os alunos, divididos em grupos de três ou quatro, deverão criar um template de avaliação por pares para julgar a apresentação dos trabalhos dos colegas. O template deve conter os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, com uma escala de avaliação de 1 a 5 para cada critério.

  3. Etapa 3 - Análise de frases

    Os grupos receberão uma lista de frases que deverão ser analisadas para identificar as orações coordenadas presentes. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise de texto

    Os grupos receberão um texto curto e deverão identificar as orações coordenadas presentes nele. Em seguida, deverão criar um pequeno texto em que utilizem as orações coordenadas de forma correta e adequada.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o que foi produzido e será avaliado pelos outros grupos de acordo com o template de avaliação por pares criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula destacando os pontos abordados e reforçando a importância da identificação das orações coordenadas para a compreensão da estruturação dos períodos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de orações coordenadas e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar o debate sobre os critérios de avaliação.
  • Fazer comentários sobre a importância de cada critério.
  • Fazer uma síntese da aula, destacando os pontos principais abordados.

Ações do aluno

  • Analisar frases para identificar as orações coordenadas presentes.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo critérios de avaliação.
  • Criar um pequeno texto utilizando as orações coordenadas de forma correta e adequada.
  • Avaliar os outros grupos de acordo com o template de avaliação criado.
  • Participar ativamente do processo de aprendizagem.