Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As orações coordenadas são estruturas muito utilizadas na língua portuguesa, sendo essenciais para a construção de textos coesos e coerentes. Elas se dividem em aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas. Neste material, aplicaremos a Cultura Maker para uma aula mais participativa e com mais facilidade de assimilação do conteúdo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma contextualização sobre o tema apresentando exemplos de frases com orações coordenadas e explicando a importância de se identificar cada tipo. Apresente a metodologia Cultura Maker e o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" para avaliarem a atividade. Explique como funciona a dinâmica e dê um exemplo para os alunos. Em seguida, os alunos criarão seus templates utilizando papel e caneta.

  3. Etapa 3 - Tipos de orações coordenadas

    Apresente cada tipo de oração coordenada (aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva) e dê exemplos de cada uma. Os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos.

  4. Etapa 4 - Identificação de orações coordenadas

    Os alunos receberão um texto e deverão identificar cada tipo de oração coordenada presente no texto. Você poderá auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um texto utilizando pelo menos uma oração coordenada de cada tipo. Dê sugestões e auxilie os alunos durante a produção.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos lerão seus textos para a turma. Em seguida, deverão utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Promova uma reflexão sobre a atividade e reforce os conceitos aprendidos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações coordenadas em textos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de orações coordenadas.
  • Utilização adequada das orações coordenadas na produção de texto.
  • Participação ativa.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia.
  • Explicar os conceitos de orações coordenadas e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos durante a produção do texto.

Ações do aluno

  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar os tipos de orações coordenadas em um texto.
  • Produzir um texto utilizando as orações coordenadas de cada tipo.