Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O conhecimento sobre os tipos de orações coordenadas é essencial para a compreensão e produção de textos complexos. Neste material, os alunos serão incentivados a entender como essas orações funcionam e como identificá-las em diferentes contextos. Alguns exemplos práticos poderão ser apresentados, como notícias, artigos, músicas e trechos de livros. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar orações coordenadas em textos e em suas próprias produções escritas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos, explicando o que são orações coordenadas e a sua importância na produção e compreensão de textos. Apresente alguns exemplos de textos que contenham orações coordenadas para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Identificação de orações coordenadas

    Os alunos irão ler um texto em grupo e identificar as orações coordenadas presentes nele. Escolha um texto que seja do interesse dos alunos e que tenha uma complexidade adequada ao nível da turma. Após a leitura, os alunos irão discutir em grupo sobre as orações coordenadas identificadas e como elas se relacionam com o conteúdo do texto.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Nesta etapa, eles irão trabalhar em grupos e escolherão um personagem fictício para aplicar o mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto com o personagem fictício em que deverão utilizar, no mínimo, 3 orações coordenadas. Oriente os alunos sobre o uso adequado das orações coordenadas e como elas podem contribuir para a clareza e coesão do texto.

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Os alunos irão compartilhar seus textos com a turma e você poderá escolher alguns para serem lidos em voz alta. Em seguida, promova uma discussão sobre o uso das orações coordenadas nos textos produzidos.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em suas produções escritas futuras. Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância das orações coordenadas na produção e compreensão de textos complexos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente as orações coordenadas em textos lidos.
  • Utilizar as orações coordenadas de forma adequada em textos produzidos.
  • Participar ativamente das atividades propostas em grupo.
  • Demonstrar criatividade e reflexão nas produções escritas.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em atividades futuras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos sobre a metodologia Design Thinking.
  • Escolher textos adequados para leitura e discussão em grupo.
  • Orientar os alunos sobre o uso adequado das orações coordenadas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia.
  • Identificar corretamente as orações coordenadas em textos lidos.
  • Produzir um texto utilizando as orações coordenadas de forma adequada.
  • Refletir sobre o que aprendeu na aula e como aplicar esse conhecimento em atividades futuras.