Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As orações coordenadas são estruturas sintáticas compostas por duas ou mais orações independentes que se relacionam através de uma conjunção coordenativa. Elas são orações que apresentam igual importância dentro da estrutura do período. Esse tipo de oração é muito comum na língua portuguesa e pode ser encontrado em textos de diversos gêneros, como narrativos, descritivos e argumentativos. Nessa aula, os alunos aprenderão a identificar os tipos de orações coordenadas e como elas se relacionam dentro da estrutura do período. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar orações em períodos e diferenciar coordenação de subordinação.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in para que os alunos compartilhem seus conhecimentos em relação ao tema. Peça para eles expressarem suas expectativas e dúvidas sobre a aula de orações coordenadas.Etapa 2 - Contextualização
Explique o conceito de orações coordenadas por meio de exemplos simples e práticos. Mostre como as orações coordenadas são utilizadas em textos do cotidiano, como notícias de portais e revistas online. Em seguida, apresente os tipos de orações coordenadas: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.Etapa 3 - Identificação de orações coordenadas
Divida a turma em grupos e entregue um texto para cada grupo. Peça para que eles identifiquem as orações coordenadas no texto e classifiquem-nas de acordo com o tipo. Em seguida, cada grupo apresentará os resultados para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de orações coordenadas para os alunos. Peça para que eles identifiquem os tipos de orações coordenadas e classifiquem-nas. Em seguida, peça para que eles criem frases com orações coordenadas, utilizando cada tipo de conjunção coordenativa.Etapa 5 - Check-out
Encerre a aula com um check-out, em que os alunos compartilham o que aprenderam e tiram dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações coordenadas;
- Classificação correta dos tipos de orações coordenadas;
- Utilização correta das conjunções coordenativas;
- Criatividade na criação de frases com orações coordenadas;
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conceito de orações coordenadas;
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração;
- Oferecer exemplos práticos e didáticos de orações coordenadas.
Ações do aluno
- Identificar e classificar corretamente as orações coordenadas;
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Criar frases com orações coordenadas, utilizando cada tipo de conjunção coordenativa;
- Tirar dúvidas e compartilhar conhecimento durante o check-in e o check-out.