Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para a turma e explique o que são as orações coordenadas e como são usadas na língua portuguesa. Mostre exemplos de orações coordenadas.Etapa 2 - Rotação
Estação 1A primeira estação irá trabalhar com orações coordenadas aditivas, que são aquelas que têm o objetivo de adicionar informações. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas aditivas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.
Estação 2
A segunda estação irá trabalhar com orações coordenadas adversativas, que são aquelas que têm o objetivo de contrastar informações. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas adversativas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.
Estação 3
A terceira estação irá trabalhar com orações coordenadas alternativas, que são aquelas que têm o objetivo de apresentar alternativas. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas alternativas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.
Etapa 3 - Socialização
Incentive os alunos a compartilharem o que aprenderam em cada estação. Cada grupo irá compartilhar com a turma o que descobriu e apresentar alguns exemplos de orações formuladas por eles.Etapa 4 - Atividade individual
Os alunos irão fazer uma atividade individual na qual terão que identificar os tipos de orações coordenadas em cada frase apresentada.Etapa 5 - Encerramento
Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando o reconhecimento de orações coordenadas em textos do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de identificar orações coordenadas em textos diversos;
- Estimulação da criatividade dos alunos na produção de frases mais complexas;
- Fomento da comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos diferentes tipos de orações coordenadas;
- Habilidade de reconhecer orações coordenadas em frases complexas;
- Participação ativa nas atividades;
- Criatividade na produção de frases com orações coordenadas;
- Aplicação do conhecimento adquirido em textos do cotidiano.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus objetivos;
- Monitorar as atividades;
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de frases com orações coordenadas;
- Estimular a participação e comunicação oral e escrita dos alunos;
- Fornecer feedback individual e coletivo sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades;
- Identificar corretamente os diferentes tipos de orações coordenadas;
- Produzir frases criativas com orações coordenadas;
- Comunicar-se oralmente e por escrito de forma clara e objetiva;
- Aplicar o conhecimento adquirido em textos do cotidiano.