Aula sobre Tipos De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As orações coordenadas são uma parte importante da gramática da língua portuguesa. Elas permitem que os alunos construam frases complexas e desenvolvam habilidades de comunicação escrita e oral. Este material tem como objetivo ajudar os alunos a identificarem os diferentes tipos de orações coordenadas que existem e como elas são usadas na língua portuguesa. Para isso, usaremos a Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos diferentes e intercalarão as estações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para a turma e explique o que são as orações coordenadas e como são usadas na língua portuguesa. Mostre exemplos de orações coordenadas.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1

    A primeira estação irá trabalhar com orações coordenadas aditivas, que são aquelas que têm o objetivo de adicionar informações. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas aditivas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.

    Estação 2

    A segunda estação irá trabalhar com orações coordenadas adversativas, que são aquelas que têm o objetivo de contrastar informações. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas adversativas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.

    Estação 3

    A terceira estação irá trabalhar com orações coordenadas alternativas, que são aquelas que têm o objetivo de apresentar alternativas. Os alunos irão ler frases que contêm orações coordenadas alternativas e identificar quais são as orações coordenadas presentes na frase.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Incentive os alunos a compartilharem o que aprenderam em cada estação. Cada grupo irá compartilhar com a turma o que descobriu e apresentar alguns exemplos de orações formuladas por eles.

  4. Etapa 4 - Atividade individual

    Os alunos irão fazer uma atividade individual na qual terão que identificar os tipos de orações coordenadas em cada frase apresentada.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando o reconhecimento de orações coordenadas em textos do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de identificar orações coordenadas em textos diversos;
  • Estimulação da criatividade dos alunos na produção de frases mais complexas;
  • Fomento da comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de orações coordenadas;
  • Habilidade de reconhecer orações coordenadas em frases complexas;
  • Participação ativa nas atividades;
  • Criatividade na produção de frases com orações coordenadas;
  • Aplicação do conhecimento adquirido em textos do cotidiano.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos;
  • Monitorar as atividades;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de frases com orações coordenadas;
  • Estimular a participação e comunicação oral e escrita dos alunos;
  • Fornecer feedback individual e coletivo sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades;
  • Identificar corretamente os diferentes tipos de orações coordenadas;
  • Produzir frases criativas com orações coordenadas;
  • Comunicar-se oralmente e por escrito de forma clara e objetiva;
  • Aplicar o conhecimento adquirido em textos do cotidiano.