Aula sobre Tipos De Paisagens

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O estudo dos tipos de paisagens é fundamental para compreendermos como os lugares são modificados ao longo do tempo e como as pessoas utilizam esses lugares. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para tornar a aula mais envolvente e didática, podemos utilizar exemplos práticos como a paisagem urbana da cidade onde vivemos, a paisagem rural de áreas próximas e a paisagem natural de um parque ou reserva ambiental.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Tipos de paisagens" e explique a importância do estudo das paisagens. Os alunos deverão ser desafiados a pensar em exemplos de paisagens que conhecem e como elas são utilizadas.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas e como ela será utilizada nesta aula. Desafie os alunos a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação dos tipos de paisagens

    Divida a turma em grupos e entregue a eles imagens de diferentes tipos de paisagens. Eles deverão identificar e classificar as paisagens em: urbanas, rurais e naturais.

  4. Etapa 4 - Análise das modificações das paisagens

    Os alunos deverão analisar as modificações que ocorreram em cada tipo de paisagem ao longo do tempo e como isso afetou o uso desses lugares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as análises feitas na etapa anterior e como as modificações das paisagens afetaram o uso desses lugares. Eles deverão pensar em soluções para minimizar os impactos negativos nas paisagens.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas análises e soluções para minimizar os impactos negativos nas paisagens. Os demais grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2 para avaliar a atividade dos colegas e receber seufeedback.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Identificação correta dos tipos de paisagens.
  • Análise correta das modificações das paisagens e seus impactos.
  • Soluções propostas para minimizar os impactos negativos nas paisagens.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo das paisagens.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas e como ela será utilizada nesta aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Identificar e classificar corretamente os tipos de paisagens.
  • Analisar as modificações das paisagens e seus impactos.
  • Propor soluções para minimizar os impactos negativos nas paisagens.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.