Aula sobre Tipos De Paisagens

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Tipos de paisagens" é muito importante para a Geografia, pois permite aos alunos entenderem as diferentes características que compõem os lugares onde vivem. A paisagem é tudo o que se vê em um determinado lugar, como construções, vegetação, relevo, entre outros elementos. Os alunos poderão identificar como as paisagens mudam ao longo do tempo, seja por ação humana ou natural. Por exemplo, podem analisar a paisagem urbana de sua cidade, comparando-a com fotos antigas ou com a paisagem de uma cidade vizinha. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho do grupo em relação à organização, construção de argumentos, apresentação e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por paisagem e como ela pode mudar ao longo do tempo. Em seguida, apresente alguns exemplos de paisagens, como uma praia, uma cidade, uma montanha, uma floresta, entre outros.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupos

    A turma deverá ser dividida em grupos de três ou quatro alunos e deverão escolher uma paisagem para analisar. Cada grupo deverá discutir sobre as características dessa paisagem e como ela mudou ao longo do tempo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação e organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos na criação desses critérios.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará a paisagem escolhida e a análise feita sobre ela. Os demais grupos farão a avaliação utilizando o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em plenária

    Promova uma discussão em plenária sobre as diferentes paisagens analisadas pelos grupos, destacando as mudanças ocorridas ao longo do tempo e as características que as tornam únicas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância da análise das paisagens para a compreensão do mundo em que vivemos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma, estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos.
  • Promover a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Autoavaliação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão em plenária.
  • Estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as características da paisagem escolhida.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar a análise da paisagem escolhida.
  • Avaliar os demais grupos utilizando o template criado.
  • Participar da discussão em plenária.