Aula sobre Tipos De Paisagens

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Tipos de paisagens" é fundamental para o estudo da Geografia, pois nos permite compreender as diferentes formas como as áreas naturais e urbanas são organizadas e modificadas pelos seres humanos. Esse conhecimento é importante para entendermos como as atividades humanas afetam o meio ambiente e como podemos buscar soluções sustentáveis para os problemas ambientais. Além disso, o estudo das paisagens permite que os alunos compreendam melhor as características do lugar onde vivem e como elas mudam ao longo do tempo. Nesta aula, a metodologia ativa Design Sprint será aplicada para auxiliar os alunos a desenvolverem suas habilidades de observação, análise e síntese, além de estimular sua criatividade e capacidade de trabalhar em equipe.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Tipos de paisagens" e explicando sua importância para o estudo da Geografia. Em seguida, peça aos alunos que escrevam em seus cadernos o que eles já sabem sobre o assunto e quais são suas principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem formar grupos de 4 ou 5 pessoas e criar um template de Design Sprint com 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar e Testar. Cada grupo deve discutir e definir o que será feito em cada etapa, levando em consideração o tema "Tipos de paisagens".

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve escolher um tipo de paisagem (ex: rural, urbana, litorânea, montanhosa) e criar um esboço em papel ou no computador, representando as características desse tipo de paisagem. É importante que os alunos utilizem imagens e símbolos para ilustrar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de paisagens. Em seguida, devem decidir qual tipo de paisagem será escolhido para ser prototipado.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo em 3D da paisagem escolhida, utilizando materiais como papelão, argila, massinha de modelar, entre outros. É importante que os alunos considerem as características físicas e humanas da paisagem escolhida, como relevo, clima, vegetação, edificações, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos e explicar as principais características da paisagem escolhida. Em seguida, devem discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de paisagens apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação, análise e síntese.
  • Estimular a criatividade e capacidade de trabalhar em equipe.
  • Compreender as diferentes formas como as áreas naturais e urbanas são organizadas e modificadas pelos seres humanos.
  • Refletir sobre soluções sustentáveis para os problemas ambientais.
  • Compreender as características do lugar onde vivem e como elas mudam ao longo do tempo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criados.
  • Clareza na apresentação dos resultados.
  • Capacidade de reflexão sobre o que foi aprendido.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint.
  • Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um esboço e um protótipo de qualidade.
  • Apresentar seus resultados de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.