Aula sobre Tipos De Paisagens
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de paisagens e como elas são modificadas ao longo do tempo. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, onde irão explorar as diferentes perspectivas e experiências relacionadas a uma paisagem específica. Por exemplo, a paisagem de uma praia pode ser vista de diferentes maneiras, dependendo da perspectiva de cada pessoa. Os alunos irão aprender a comparar as modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Peça aos alunos que pensem em uma paisagem que seja importante para eles e que gostariam de explorar mais.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos deverão criar um mapa de empatia para a paisagem escolhida. Eles irão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes perspectivas e experiências que foram identificadas no mapa de empatia. Eles irão explorar as diferenças e semelhanças entre as perspectivas e como isso pode afetar a forma como as pessoas vêem e usam a paisagem.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre as modificações que ocorreram na paisagem escolhida ao longo do tempo. Eles irão buscar informações sobre como a paisagem mudou e como isso afetou o uso e a percepção das pessoas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas e reflexões sobre a paisagem escolhida. Eles irão compartilhar as informações que encontraram durante a pesquisa e discutir como as modificações na paisagem afetaram as pessoas e o ambiente.Etapa 6 - Conclusão
Conclua essa aula reforçando a importância de compreender as diferentes perspectivas e modificações nas paisagens.Etapa 7 - Avaliação
Promova uma avaliação processual dessa aula, considerando o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade da apresentação realizada pelos alunos.
- Reflexão crítica dos alunos sobre as diferentes perspectivas e modificações nas paisagens.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Design Thinking para os alunos.
- Orientar os alunos durante a criação do mapa de empatia.
- Fornecer recursos e informações para a pesquisa dos alunos.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Criar um mapa de empatia de qualidade.
- Realizar uma pesquisa de qualidade.
- Apresentar as descobertas e reflexões de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas e modificações nas paisagens.