Aula sobre Tipos De Paisagens

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A paisagem é um conceito fundamental da Geografia, que pode ser definido como tudo aquilo que é visível em um determinado espaço. A paisagem é formada por elementos naturais e culturais, como montanhas, rios, construções humanas, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar os tipos de paisagens existentes e como elas foram modificadas ao longo do tempo. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de paisagens naturais e culturais que existem na região em que os estudantes vivem, como parques, praças, prédios históricos, entre outros. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online para potencializar o aprendizado dos alunos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e os objetivos que serão trabalhados. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Oriente-os nessa criação.

  2. Etapa 2 - Tipos de paisagens

    Apresente os diferentes tipos de paisagens existentes, como: paisagens naturais, rurais, urbanas, entre outras. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de cada tipo de paisagem.

  3. Etapa 3 - Modificações das paisagens

    Mostre aos alunos como as paisagens são modificadas ao longo do tempo, seja pela ação humana ou por fenômenos naturais. Eles devem pesquisar e apresentar exemplos de paisagens modificadas.

  4. Etapa 4 - Uso das paisagens

    Exponha como as paisagens são utilizadas pelas pessoas, seja para moradia, trabalho, lazer, entre outros. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de uso das paisagens.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, avaliando o que aprenderam durante a aula e o que ainda precisam aprender.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem escolher uma paisagem de sua região e analisar como ela foi modificada ao longo do tempo e como é utilizada pelas pessoas. Eles devem apresentar suas análises em forma de texto, desenho ou apresentação.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Realize ofechamento da aula retomando os objetivos e avaliando o desempenho dos alunos na atividade prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de exemplos práticos de tipos de paisagens, modificações e uso das paisagens.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre as paisagens de sua região.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em sala de aula.
  • Qualidade dos exemplos apresentados pelos alunos sobre tipos de paisagens, modificações e uso das paisagens.
  • Qualidade da análise crítica dos alunos sobre uma paisagem de sua região.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Apresentar os tipos de paisagens existentes e como elas são modificadas e utilizadas pelas pessoas.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de exemplos práticos pelos alunos.
  • Orientar os alunos na atividade prática.
  • Fazer o fechamento da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Pesquisar e apresentar exemplos práticos sobre tipos de paisagens, modificações e uso das paisagens.
  • Analisar criticamente uma paisagem de sua região e apresentar suas conclusões.