Tipos de predicado
Você já aprendeu os tipos de sujeitos, agora vamos aprender mais sobre predicado. Se concentre para essa aula de Português e bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Observe as orações:
I. Fernanda chegou da escola nervosa.
II. Ela está nervosa por causa da prova.
Como você identifica o predicado nominal e o predicado verbal?
Atividade completaA)
Tem que procurar pelo núcleo do predicado. Se for um verbo, é verbal, se for um nome (substantivo ou adjetivo), é nominal.B) Tem que ver se tem verbo na oração. Se tem o predicado, é verbal, se não tem, é nominal.
C) Tem que ver se tem um nome na oração (Fernanda, por exemplo). Se não tem, é verbal.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
Aprenderemos sobre tipos de predicado, uma das principais estruturas da língua portuguesa. O predicado é a parte da oração que informa o que o sujeito está realizando, sentindo, sendo ou recebendo. Existem dois tipos de predicado: o verbal, contém um verbo, e o nominal, que contém um nome. Trabalharemos com a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos diferentes que serão as estações, cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos consigam identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
O predicado é um elemento fundamental na construção das orações. Ele é responsável por indicar uma ação, estado ou fenômeno relacionado ao sujeito da frase. Existem diferentes tipos de predicado, mas vamos nos concentrar no predicado verbal, que apresenta um verbo como núcleo. Para contextualizar esse tema, podemos usar exemplos do cotidiano dos estudantes, como uma cena de um filme ou série que eles tenham assistido, ou uma notícia de jornal. É importante que a contextualização seja feita de forma clara e objetiva, para os alunos compreenderem a importância do assunto e se sentirem engajados no processo de aprendizado. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual sobre os tipos de predicado. Isso irá ajudá-los a organizar as informações de forma mais clara e visual, e a desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de predicado em textos.Atividade completa5. Gamificação:
O predicado é uma das partes mais importantes da oração, por ser ele que indica a ação ou estado do sujeito. O tipo de predicado pode ser determinado pela presença ou ausência de um objeto direto. Nesta aula, trabalharemos a identificação dos tipos de predicado e suas características. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para os alunos criarem um jogo que envolva a identificação dos tipos de predicado. Assim, além de aprenderem, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades criativas e trabalhar em equipe.Atividade completa6. Design Sprint:
O estudo dos tipos de predicado é de extrema importância para a compreensão da estrutura da oração e sua sintaxe. É fundamental que os alunos compreendam a diferença entre predicado verbo-nominal e predicado verbal, além de identificar verbos de predicação completa e incompleta. Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento da escrita, da leitura e da interpretação de textos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de predicado inovadoramente, utilizando a metodologia Design Sprint. Eles irão criar um template de Design Sprint, onde irão desenvolver as etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para aplicar o conhecimento adquirido sobre os tipos de predicado.Atividade completa7. Design Thinking:
O predicado é uma das partes mais importantes da oração e é fundamental para a compreensão do sentido das frases. Nesta aula, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão entender melhor os tipos de predicado e como identificá-los em textos lidos ou em produções próprias. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para compreender melhor o contexto em que o predicado é utilizado. Para isso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, mostrando como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
O estudo dos tipos de predicado é fundamental para a compreensão da estruturação das orações em língua portuguesa. Um predicado é a parte da oração que apresenta informações sobre o sujeito e pode ser classificado em completo ou incompleto. O estudo deste tema é importante para que os alunos possam identificar as estruturas e construções das orações, melhorando a sua habilidade de escrita e interpretação de textos. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o seu progresso na aprendizagem dos tipos de predicado.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: