Aula sobre Tipos De Predicado
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O estudo dos tipos de predicado é de extrema importância para a compreensão da estrutura da oração e sua sintaxe. É fundamental que os alunos compreendam a diferença entre predicado verbo-nominal e predicado verbal, além de identificar verbos de predicação completa e incompleta. Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento da escrita, da leitura e da interpretação de textos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de predicado inovadoramente, utilizando a metodologia Design Sprint. Eles irão criar um template de Design Sprint, onde irão desenvolver as etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para aplicar o conhecimento adquirido sobre os tipos de predicado.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema e sua importância, fazendo uma breve explicação sobre os tipos de predicado e sua aplicação na língua portuguesa.Etapa 2 - Entender
Os alunos farão uma pesquisa sobre os tipos de predicado, buscando exemplos em textos diversos. Eles produzirão um mapa mental com as informações aprendidas.Etapa 3 - Esboçar
Com base nas informações coletadas, os alunos criarão um esboço para o template de Design Sprint, definindo as etapas e os objetivos.Etapa 4 - Decidir
Os alunos decidirão quais informações são relevantes para cada etapa do template e organizarão as informações coletadas.Etapa 5 - Prototipar
Com as informações organizadas, os alunos devem criar um protótipo do template, utilizando recursos disponíveis, como papel e caneta.Etapa 6 - Testar
Os alunos testarão o template de Design Sprint criado, aplicando o conhecimento adquirido sobre os tipos de predicado. Eles identificarão, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.Etapa 7 - Fechamento
Realize uma roda de conversa para os alunos poderem compartilhar suas experiências e aprendizados durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
- Estimular a criatividade e a inovação na aprendizagem
- Identificar e reconhecer a importância dos tipos de predicado na língua portuguesa
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do Design Sprint
- Organização e clareza das informações apresentadas no template criado
- Identificação correta dos verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância para a língua portuguesa
- Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint
- Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre os tipos de predicado
- Criar um mapa mental com as informações aprendidas
- Criar um template de Design Sprint e aplicar o conhecimento adquirido sobre os tipos de predicado.