Aula sobre Tipos De Predicado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O predicado é uma das partes mais importantes da oração e é fundamental para a compreensão do sentido das frases. Nesta aula, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão entender melhor os tipos de predicado e como identificá-los em textos lidos ou em produções próprias. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para compreender melhor o contexto em que o predicado é utilizado. Para isso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, mostrando como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - – Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema e explique a importância do predicado para a compreensão do sentido das frases. Para isso, utilize exemplos simples e claros, como: “O cachorro correu” e “O cachorro correu muito rápido”. Nesse momento, os alunos poderão fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - – Criação do mapa de empatia

    Com base na metodologia Design Thinking, os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que o predicado é utilizado. Para isso, distribua um modelo de mapa de empatia e oriente a turma a preencher cada campo com informações sobre um personagem fictício. Por exemplo: “O que ele pensa e sente?” — Ele está muito feliz porque conseguiu passar no vestibular; “O que ele escuta?” — Ele escuta música alta no seu quarto; “O que ele fala e faz?” — Ele fala muito sobre política e gosta de assistir filmes de ação; “O que ele vê?” — Ele vê muitos filmes na internet; “Dores” — Ele tem medo de não conseguir se formar na faculdade; “Ganhos” — Ele sonha em conseguir um bom emprego após a formatura.

  3. Etapa 3 - – Identificação dos tipos de predicado

    Com base no mapa de empatia criado pelos alunos, apresente exemplos de frases e peça para a turma identificar o tipo de predicado utilizado. Utilize frases simples, como: “Pedro está feliz” (predicado nominal) e “Pedro comeu uma maçã” (predicado verbal) e depois vá aumentando o grau de complexidade.

  4. Etapa 4 - – Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 3-5 alunos e peça para criarem frases utilizando diferentes tipos de predicado, ou seja, nominal, verbal, verbo-nominal e sem sujeito. Cada grupo criará pelo menos 5 frases. Depois, os grupos irão trocar as frases entre si para identificar o tipo de predicado utilizado.

  5. Etapa 5 - – Apresentação das frases (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar as frases criadas para a turma, explicando o tipo de predicado utilizado. Dê feedbacks positivos e faça perguntas para os alunos refletirem sobre a escolha do tipo de predicado em cada frase.

  6. Etapa 6 - – Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância do predicado na construção das frases e como identificar seus diferentes tipos. Nesse momento, os alunos podem compartilhar suas impressões sobre a atividade e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de predicado em textos lidos ou em produções próprias;
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade na criação de frases com diferentes tipos de predicado;
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para compreender melhor o contexto em que o predicado é utilizado.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de predicado em textos lidos ou em produções próprias;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Criatividade na criação de frases com diferentes tipos de predicado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar a criação do mapa de empatia;
  • Dar feedbacks positivos e fazer perguntas para os alunos refletirem sobre a escolha do tipo de predicado em cada frase.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar frases com diferentes tipos de predicado em grupo;
  • Identificar corretamente os diferentes tipos de predicado em textos lidos ou em produções próprias.