Aula sobre Tipos De Predicado

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O predicado é uma das partes mais importantes da oração, por ser ele que indica a ação ou estado do sujeito. O tipo de predicado pode ser determinado pela presença ou ausência de um objeto direto. Nesta aula, trabalharemos a identificação dos tipos de predicado e suas características. Para tornar a aula mais envolvente, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para os alunos criarem um jogo que envolva a identificação dos tipos de predicado. Assim, além de aprenderem, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades criativas e trabalhar em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é o predicado e como ele pode ser classificado. Em seguida, demonstre exemplos de orações com diferentes tipos de predicado e peça aos alunos que as identifiquem. Para tornar a aula mais dinâmica, utilize jogos de perguntas e respostas ou outras atividades que incentivem a participação dos alunos.

  2. Etapa 2 - Gamificação - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo irá criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. O mapa de registro deve conter os campos: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O fornecerá orientações e exemplos sobre cada campo, e os alunos terão o restante do tempo para discutir e elaborar o mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Gamificação - Criação dos desafios

    Cada grupo irá criar uma série de desafios que envolvam a identificação dos tipos de predicado. Os desafios podem incluir perguntas de múltipla escolha, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, entre outros. Oriente os alunos na criação dos desafios, incentivando-os a utilizar a criatividade e a trabalhar em equipe.

  4. Etapa 4 - Gamificação - Criação dos níveis

    Cada grupo irá criar diferentes níveis para o jogo, com dificuldade crescente. Guie os alunos na criação dos níveis, incentivando-os a pensar em desafios que sejam desafiadores, mas não impossíveis.

  5. Etapa 5 - Gamificação - Criação do esquema de recompensas

    Cada grupo irá criar um esquema de recompensas para o jogo, que pode incluir pontos, medalhas, certificados, entre outros. Oriente os alunos na criação do esquema de recompensas, incentivando-os a pensar em recompensas que sejam motivadoras para os jogadores.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o mapa de registro, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Após as apresentações, os alunos terão a oportunidade de jogar todos os jogos criados pelos colegas, praticando a identificação dos diferentes tipos de predicado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do conteúdo trabalhado na aula e peça aos alunos que compartilhem suas impressões sobre a metodologia utilizada. Proponha um debate sobre a importância da gamificação no processo de ensino e aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de predicado.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a gamificação como metodologia ativa para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar corretamente os diferentes tipos de predicado.
  • Qualidade do mapa de registro e dos desafios criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro, dos desafios, dos níveis e do esquema de recompensas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Propor atividades dinâmicas e envolventes para a identificação dos diferentes tipos de predicado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro, dos desafios, dos níveis e do esquema de recompensas.
  • Utilizar a criatividade na elaboração dos desafios e na criação dos níveis.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.