Aula sobre Tipos De Predicado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Aprenderemos sobre tipos de predicado, uma das principais estruturas da língua portuguesa. O predicado é a parte da oração que informa o que o sujeito está realizando, sentindo, sendo ou recebendo. Existem dois tipos de predicado: o verbal, contém um verbo, e o nominal, que contém um nome. Trabalharemos com a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos diferentes que serão as estações, cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos consigam identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula, explicando o que é o predicado e quais são os tipos existentes. Faça uma revisão sobre o que é sujeito, e como ele se relaciona com o predicado. Utilize exemplos práticos e didáticos, como frases do cotidiano e exemplos de textos variados.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente. Na Estação 1, os alunos terão que identificar o tipo de predicado das frases apresentadas e escrevê-las em seus cadernos. As frases serão retiradas de textos diversos, como notícias, trechos de livros e músicas.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na Estação 2, os alunos terão que identificar os verbos de predicação completa e incompleta das frases apresentadas e escrevê-las em seus cadernos. As frases serão retiradas de textos diversos, como notícias, trechos de livros e músicas.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na Estação 3, os alunos terão que criar frases com verbos de predicação completa e incompleta, utilizando o tema proposto pelo professor. Eles poderão trabalhar sozinhos ou em duplas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos retornam à sala de aula e socializam as atividades realizadas em cada estação. Cada grupo apresentará as frases criadas e discutirá com a turma quais são os tipos de predicado presentes nelas.

  6. Etapa 6 - Fixação

    Entregue uma atividade para os alunos, na qual eles terão que identificar o tipo de predicado das frases apresentadas. As frases serão retiradas de textos diversos, como notícias, trechos de livros e músicas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce as informações aprendidas. A turma poderá tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de predicado;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Proporcionar o trabalho em grupo e a socialização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de predicado;
  • Utilização adequada dos verbos de predicação completa e incompleta;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Cooperação com os colegas de grupo;
  • Atenção e interesse nas explicações do professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos;
  • Orientar os alunos no desenvolvimento das atividades;
  • Estimular a participação ativa e a cooperação dos alunos;
  • Fazer avaliação formativa durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Cooperar com os colegas de grupo;
  • Identificar corretamente os tipos de predicado;
  • Utilizar adequadamente os verbos de predicação completa e incompleta;
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.