Aula sobre Tipos De Predicado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O predicado é um elemento fundamental na construção das orações. Ele é responsável por indicar uma ação, estado ou fenômeno relacionado ao sujeito da frase. Existem diferentes tipos de predicado, mas vamos nos concentrar no predicado verbal, que apresenta um verbo como núcleo. Para contextualizar esse tema, podemos usar exemplos do cotidiano dos estudantes, como uma cena de um filme ou série que eles tenham assistido, ou uma notícia de jornal. É importante que a contextualização seja feita de forma clara e objetiva, para os alunos compreenderem a importância do assunto e se sentirem engajados no processo de aprendizado. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual sobre os tipos de predicado. Isso irá ajudá-los a organizar as informações de forma mais clara e visual, e a desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de predicado em textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que é um predicado verbal e quais são os tipos existentes. É importante que os alunos compreendam que o predicado é uma parte essencial da oração e que é responsável por informar o que o sujeito está realizando, sentindo ou sendo.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Apresente um vídeo explicativo sobre os tipos de predicado, usando exemplos práticos e didáticos. O vídeo deve ser curto e objetivo, para manter a atenção dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre os tipos de predicado, usando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando cada uma das sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central. Avalie a apresentação dos alunos e dê feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para os alunos poderem aplicar o que aprenderam sobre os tipos de predicado. Os exercícios podem ser feitos individualmente ou em grupo, e devem estimular a reflexão e a criatividade dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do predicado verbal na construção das orações. É importante que os alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas antes de encerrar a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de predicado em textos.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e nos exercícios práticos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais.
  • Identificação correta dos diferentes tipos de predicado em textos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados ao tema.
  • Dê feedbacks construtivos para os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Propor exercícios práticos que estimulem a reflexão e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre os tipos de predicado.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando cada uma das sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central.
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.