Aula sobre Tipos De Rochas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A geologia é uma ciência que estuda a Terra, suas características e processos. Os tipos de rochas são um dos temas mais importantes da geologia, pois nos ajudam a entender a história da Terra. As rochas são formadas por diferentes processos geológicos, como o resfriamento do magma, a compactação de sedimentos e a metamorfismo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os três tipos de rochas (ígneas, sedimentares e metamórficas) e como elas são formadas. Para isso, serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, onde terão que identificar diferentes tipos de rochas e relacioná-las à formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando quais são os tipos de rochas que encontramos e maneiras de identificá-las. Aborde, também, a importância das rochas para compreensão de processos geológicos e para formação de fósseis.Se possível, mostre um vídeo explicativo sobre o tema. Incentive a participação do aluno e a realização de perguntas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos de quatro. Em seguida, entregue impresso ou peça que criem um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Problema

    Entregue para cada grupo uma imagem de um exemplo de tipo de rocha sem identificação. Eles devem identificar qual é este tipo de rocha a partir das características observadas. Para isso, eles podem pesquisar em livros e internet sobre os tipos de rochas e seus processos de formação

  4. Etapa 4 - Solução

    Os estudantes devem discutir suas pesquisas no grupo e as possíveis soluções para o problema escolhido. Após solucionarem o caso, peça que preencham em seu diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e soluções para o problema recebido. Estimule a participação dos outros estudantes com perguntas e avalie as apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos da aula e incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas
  • Desenvolver a capacidade de identificar diferentes tipos de rocha e relacioná-las à formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula
  • Qualidade dos diários de bordo e apresentações dos grupos
  • Identificação correta dos tipos de rochas

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo
  • Estimular a participação de todos os alunos
  • Avaliar a qualidade das apresentações dos grupos
  • Entregar uma imagem/rocha para os grupos classificarem

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da aula
  • Pesquisar sobre os tipos de rochas e seus processos de formação
  • Identificar corretamente os tipos de rochas e sua relação com a formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.